Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Hospital de Doenças Tropicais da UFT forma a primeira residente
Início do conteúdo da página
Araguaína

Hospital de Doenças Tropicais da UFT forma a primeira residente

Por Daianni Parreira | Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 17h05 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2018, 17h13

Na manhã desta sexta-feira (23), a médica Natália de Lima Alves recebeu homenagem do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), após conclusão no Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. A profissional é a primeira residente a se formar no hospital universitário.

 

Durante despedida da primeira residente do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
“Só tenho a agradecer os últimos dois anos pela experiência adquirida, pelas situações vivenciadas, pelo aprendizado obtido e pelas amizades realizadas. Neste tempo, atendi crianças em casas de acolhimento na espera pela adoção ou reinserção familiar, entre um atendimento e outro, muitas histórias, muito aprendizado. Uma sala de aula, o quintal, a porta da rua, a sombra de uma mangueira, o jardim do hospital, todos esses lugares já foram palco de prestação de cuidados, não pela falta de consultórios, de estrutura, jamais! Mas fazendo jus ao nome da especialidade, atendimento na comunidade”, disse a médica de família e comunidade pelo HDT-UFT.

Na ocasião, o gerente de Ensino e Pesquisa, Antônio de Oliveira dos Santos Júnior destacou o contexto em que a médica entrou na instituição, período no qual ela encarou o desafio de desbravar o caminho do ensino iniciado com a federalização do hospital, tornando-o universitário. “Agradecemos o seu empenho e dedicação durante sua estadia aqui, com certeza fez a diferença e contribuiu significativamente para a implantação da residência”, enfatizou.

O superintendente José Pereira Guimarães Neto ratificou as palavras do gerente, entregou um certificado de agradecimento e reforçou que o hospital está de portas abertas para seu reingresso como médica especialista do corpo clínico. "Que você possa frutificar e disseminar os conhecimentos adquiridos", finalizou.

Novos programas de residência médica

Neste primeiro semestre de 2018 foram aprovados mais quatro programas de residências médicas em Oftalmologia, Pediatria, Infectologia, Clínica Médica. As atividades iniciarão no dia 01 de março e serão cumpridos em regime de tempo integral e plantões. As residências são realizadas prioritariamente nas dependências do HDT-UFT e nas unidades de saúde do Estado do Tocantins e do município de Araguaína (TO).

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT
Fim do conteúdo da página