Página inicial > Últimas Notícias > Primeira seleção para residências médicas realizada pelo HDT-UFT inscreve 60 candidatos
Araguaína

Por Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 15h11 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 16h45

Para concorrer às 09 vagas dos programas de residência médica do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram inscritos 60 candidatos, sendo a especialidade em oftalmologia a mais disputada, com 17 concorrentes. A prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório aplicada na primeira etapa, ocorreu na tarde desta quarta-feira (07), no Câmpus da UFT de Araguaína, e o gabarito provisório está disponível no site da Copese.

Durante aplicação das provas aos candidatos às residências (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT)

A próxima etapa da seleção, executada pela Comissão de Residência Médica (Coreme HDT-UFT) e Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFT compreenderá a realização de análise e arguição, de caráter classificatório. As atividades dos programas de treinamento iniciarão no dia 01 de março e serão cumpridos em regime de tempo integral e plantões, totalizando 60 horas semanais, perfazendo um total de 2.880 horas anuais.

O Gerente de Ensino e Pesquisa, Antônio Oliveira dos Santos Júnior, avalia o primeiro processo seletivo das residências realizado por profissionais do HDT-UFT como bastante satisfatório, tendo em vista o pouco tempo hábil. “ Estamos motivados com a chegada desses novos residentes e graças ao empenho da equipe estamos conseguindo cumprir o cronograma planejado com êxito”, ressaltou explicando que a seleção para as vagas da medicina da família e comunidade dos anos anteriores foram realizados em Palmas (TO).

Os Programas serão realizados prioritariamente nas dependências do HDT-UFT e nas unidades de saúde do Estado do Tocantins e do município de Araguaína (TO). Os candidatos selecionados e matriculados serão avaliados regularmente pelos preceptores dos respectivos Programas, de acordo com o desempenho técnico-profissional e a integração nas atividades curriculares.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Quadro da concorrência completo:

Especialidade

Nº de vagas