Página inicial > Últimas Notícias > Exposição de xilogravuras em Palmas reúne obras do mitológico ao sagrado
cultura

Exposição de xilogravuras em Palmas reúne obras do mitológico ao sagrado

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 18h56 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 19h01

Em sua primeira exposição artística, o Núcleo de Gravura do Tocantins – Nugrato, apresenta vinte gravuras dos artistas Marina Boaventura, Pablo Marquinho, Tiago Beraldi e Vone Petson. Para essa exposição, o Nugrato escolheu a milenar técnica de gravação em madeira: a xilogravura. As obras estão expostas na Universidade Federal do Tocantins, no bloco IV, do Câmpus de Palmas, a partir desta segunda-feira (27) até o dia 21 de dezembro. A exposição faz parte do programa Corredor Cultural, organizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).

A xilogravura consiste na criação de sulcos na madeira com a utilização de goivas, produzindo assim uma matriz em baixo relevo que é utilizada como uma espécie de carimbo para impressão da gravura. Esse processo permite a impressão de múltiplos, podendo-se tirar várias cópias de uma mesma matriz. Apesar de serem produzidas em série, as gravuras possuem valor artístico por serem totalmente originais e produzidas artesanalmente.

O título da exposição ‘Impressões Nugrato’ faz trocadilho com o significado de impressões. Refere-se, por um lado, ao ato físico de imprimir a imagem no papel a partir de uma matriz artesanal. E por outro lado, faz referência as impressões individuais do mundo que cada artista grava em seu trabalho. São quatro olhares, quatro poéticas e traços característicos, um recorte das pesquisas desses artistas que abordam temas que vão do cotidiano ao sagrado e do fantástico ao mitológico. As 20 gravuras estarão à venda pelo valor de R$ 30 cada, sem a moldura.

O artista Vone Petson comenta que, na produção coletiva, os artistas se sentem muito mais estimulados do que sozinhos. “Ao ver o avanço e o resultado de outro colega, você fica ansioso pelo seu resultado também. É gratificante e fortalecedor. As artes visuais são uma arte solitária. Então, a formação de coletivos de artistas se faz muito importante”.

O grupo surgiu há um ano. Além de madeira, o Nugrato trabalha pedra e serigrafia. A exposição é a apresentação dos resultados do que foi produzido neste período. Atualmente, um dos integrantes do Nugrato, Thiago Beraldi, está construindo a prensa. A partir disso, o grupo poderá utilizar outras técnicas como a gravação em metal e fotogravura, enquanto a xilogravura pode ser feita manualmente.

Obra de Thiago Beraldi é uma das que estão em exposição (Foto: Daniel dos Santos)

marcador(es): Palmas,Proex,Home