Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição de xilogravuras em Palmas reúne obras do mitológico ao sagrado
Início do conteúdo da página
cultura

Exposição de xilogravuras em Palmas reúne obras do mitológico ao sagrado

Por Daniel dos Santos | Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 18h56 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 19h01

Em sua primeira exposição artística, o Núcleo de Gravura do Tocantins – Nugrato, apresenta vinte gravuras dos artistas Marina Boaventura, Pablo Marquinho, Tiago Beraldi e Vone Petson. Para essa exposição, o Nugrato escolheu a milenar técnica de gravação em madeira: a xilogravura. As obras estão expostas na Universidade Federal do Tocantins, no bloco IV, do Câmpus de Palmas, a partir desta segunda-feira (27) até o dia 21 de dezembro. A exposição faz parte do programa Corredor Cultural, organizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).

A xilogravura consiste na criação de sulcos na madeira com a utilização de goivas, produzindo assim uma matriz em baixo relevo que é utilizada como uma espécie de carimbo para impressão da gravura. Esse processo permite a impressão de múltiplos, podendo-se tirar várias cópias de uma mesma matriz. Apesar de serem produzidas em série, as gravuras possuem valor artístico por serem totalmente originais e produzidas artesanalmente.

O título da exposição ‘Impressões Nugrato’ faz trocadilho com o significado de impressões. Refere-se, por um lado, ao ato físico de imprimir a imagem no papel a partir de uma matriz artesanal. E por outro lado, faz referência as impressões individuais do mundo que cada artista grava em seu trabalho. São quatro olhares, quatro poéticas e traços característicos, um recorte das pesquisas desses artistas que abordam temas que vão do cotidiano ao sagrado e do fantástico ao mitológico. As 20 gravuras estarão à venda pelo valor de R$ 30 cada, sem a moldura.

O artista Vone Petson comenta que, na produção coletiva, os artistas se sentem muito mais estimulados do que sozinhos. “Ao ver o avanço e o resultado de outro colega, você fica ansioso pelo seu resultado também. É gratificante e fortalecedor. As artes visuais são uma arte solitária. Então, a formação de coletivos de artistas se faz muito importante”.

O grupo surgiu há um ano. Além de madeira, o Nugrato trabalha pedra e serigrafia. A exposição é a apresentação dos resultados do que foi produzido neste período. Atualmente, um dos integrantes do Nugrato, Thiago Beraldi, está construindo a prensa. A partir disso, o grupo poderá utilizar outras técnicas como a gravação em metal e fotogravura, enquanto a xilogravura pode ser feita manualmente.

Obra de Thiago Beraldi é uma das que estão em exposição (Foto: Daniel dos Santos)

registrado em:
marcador(es): Palmas,Proex,Home
Fim do conteúdo da página