Página inicial > Últimas Notícias > Têm início as discussões em torno das políticas culturais da UFT
II FÓRUM DE CULTURA

Têm início as discussões em torno das políticas culturais da UFT

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 10h16 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2017, 15h54

Coral EmCanto e Orquestra Viva Música abriram as atividades do II Fórum de Cultura da UFT (Foto: Samuel Lima/Dicom)Coral EmCanto e Orquestra Viva Música abriram as atividades do II Fórum de Cultura da UFT (Foto: Samuel Lima/Dicom)As discussões em torno do Plano de Cultura da Universidade Federal do Tocantins abriram as atividades do II Fórum de Cultura da UFT, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus da UFT em Palmas. Com participação de representantes de cultura de todos os sete câmpus da UFT, foram debatidas, na manhã desta segunda-feira (9), questões relativas à normatização da Diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e também sobre a criação da Escola de Artes da UFT. As atividades foram abertas com apresentações musicais do Coral EnCanto, acompanhado pela Orquestra Viva Música, ambos projetos de extensão da UFT sob comando do professor Bruno Barreto.

Maria Santana destacou a importância da discussão das políticas culturais na Universidade (Foto: Samuel Lima/Dicom)Maria Santana destacou a importância da discussão das políticas culturais na Universidade (Foto: Samuel Lima/Dicom)A pró-reitora Maria Santana Milhomem, destacou a importância da discussão dada a diversidade cultural presente no Estado, representada também pelos membros dos Grupos de Trabalho (GTs) dos sete câmpus da UFT. "Mesmo sendo uma universidade tão nova, estamos avançando bem em relação à definição das políticas culturais. A UFT tem um relevante papel cultural no Tocantins e o debate deste caminho é muito importante", pontuou a pró-reitora.

A diretora de Cultura, Sandra Rodrigues, deu continuidade às atividades, encabeçando a primeira discussão, sobre as diretrizes da própria Diretoria de Cultura e também da Escola de Artes da UFT. Os debates avançaram por toda a manhã e terão continuidade à tarde, com a apresentação dos plano de cultura de cada câmpus. Outros temas a serem abordados durante o Fórum dizem respeito à captação de recursos; participação da UFT em conselhos de cultura; as relações institucionais da Universidade; e a criação de um Núcleo de Produção Digital, que servirá como ponto de confluência para este tipo de produção na UFT.

V Encontro

O II Fórum de Cultura da UFT está inserido na programação  do V Encontro de Cultura das Universidades Públicas da Região Norte, que se estenderá até a próxima quinta-feira (12), com atividades de cunho acadêmico, apresentações artístico-culturais, mesas-redondas e oficinas. No site oficial do evento podem ser conferidas todas as programações, bem como informações sobre hospedagem, notícias e contatos. Para o Encontro de Cultura são esperados mais de 300 pessoas de outros seis estados, representando, pelo menos, sete Instituições de Ensino Superior (IES) da região Norte do Brasil.