Página inicial > Últimas Notícias > Palestra com professor israelense abordará sobre democracia e academia
INTERNACIONALIZAÇÃO

Palestra com professor israelense abordará sobre democracia e academia

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 17h54 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2017, 17h56

O Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino promove nesta terça-feira (26), uma palestra sobre democracia e academia. O tema será ministrado pela professor Pinhas Ish-Shalom, de Israel. A palestra é aberta a toda comunidade e as inscrições são por ordem de chegada. O Evento ocorrerá no auditório do Bloco da reitoria, Bloco IV, a partir das 19h. Haverá tradução simultânea do inglês.

Ish-Shalom que também é diretor do departamento de relações internacionais da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, falará dentro da perspectiva do tema apresentado "It Takes Time: Forecasts, Democracy, and Academia" sobre como os estudantes direcionam seu produto acadêmico. "Geralmente os acadêmicos se preocupam em fazer seu produto no formato acadêmico. Eles não dão abertura para falar com o público em geral. Hoje eu vou falar sobre porque os acadêmicos devem dedicar parte do seu tempo em falar com o público em geral de forma não acadêmica", explica.

De acordo com o professor Gilson Porto, o conhecimento que a palestra trará não limita-se apenas aos estudantes de comunicação ou relações internacionais, pois o tema traz conhecimentos essenciais a todos que têm interesse de entender mais sobre as relações que ocorrem no mundo civilizado. "Então, na verdade, a democracia e as relações que são construídas são essenciais à compreensão enquanto cidadão", destaca.

Visita

Ish-Shalom e o diplomata da Embaixada de Israel no Brasil, o Ministro Itay Tagner, realizaram uma visita de cortesia à Reitoria da UFT, na tarde desta terça-feira (26). De acordo com a vice-reitora, Ana Lúcia de Medeiros, a Universidade precisa ampliar as relações internacionais e que o contato com Isarel foi o primeiro em relação ao oriente médio. "A embaixada procurou a Universidade e elegeu o Tocantins como o estado que pode ser parceiro dentro da federação brasileira. Essa parceria vai se estabelecer por meio das Universidades e pretendemos estabelecer laços também para pesquisa principalmente em duas grandes áreas: em educação e agricultura.

A vice-reitora enfatizou ainda que o Tocantins e Israel têm regiões com condições geográficas em comum. "Lá tem uma área de deserto em que nós já desenvolvemos algumas tecnologias aqui que eles se interessaram por tal. Eu vejo que esse encontro abriu uma grande possibilidade estratégica. Então ter sido procurada por Israel principalmente pelo diversos conhecimentos que eles têm abri essa possibilidade de troca de conhecimento".

marcador(es): Palmas,Reitoria,Home,DAI