Página inicial > Últimas Notícias > Iniciada a limpeza das áreas verdes do Câmpus de Palmas
PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

Iniciada a limpeza das áreas verdes do Câmpus de Palmas

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 05 de Mai de 2017, 14h06 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2017, 23h21

Tratores adquiridos pela Prefeitura Universitária atenderão todos os câmpus (Foto: Samuel Lima/Dicom)Tratores adquiridos pela Prefeitura Universitária atenderão todos os câmpus (Foto: Samuel Lima/Dicom)Com a utilização de pequenos tratores e roçadeiras manuais, os trabalhos de roçagem e limpeza de áreas verdes dos câmpus da UFT será realizado agora pela  Prefeitura Universitária da UFT (PU). Os trabalhos sob comando da Prefeitura foram iniciados pelo Câmpus de Palmas, mas se estenderão para as outras unidades. Segundo João Batista, prefeito universitário, o maquinário adquirido será distribuído para os outros câmpus, mas as ações de limpeza serão coordenadas pela Prefeitura Universitária da Universidade.

No Câmpus de Palmas os trabalhos serão iniciados pela entrada da unidade, estendendo-se para as outras áreas. Segundo o vice-diretor, Marcelo Leineker, tratores com roçadeiras hidráulicas serão utilizadas nas grandes áreas (próximo ao bloco J e entre os blocos A, B e C e região da entrada) e nas demais - próximas aos canteiros, calçadas e pequenos jardins, serão utilizados os tratores adquiridos pela Prefeitura Universitária da UFT.

Segundo o vice-diretor, o contrato de jardinagem do Câmpus precisou ser suprimido devido aos cortes no orçamento. "A gente preferiu reorganizar a questão da poda e roçagem, para que os recursos fossem investidos mais diretamente na finalidade universitária (ensino, pesquisa e extensão)". Leineker informou ainda que o contrato para o serviço de jardinagem e poda no Câmpus de Palmas era em torno de R$ 170 mil anuais. O trabalho em Palmas, que antes era executado pela subprefeitura do Câmpus, agora será executado pela Prefeitura Universitária da UFT com o novo maquinário adquirido.

Doze roçadeiras manuais serão distribuídas pelos câmpus da UFT (Foto: Samuel Lima/Dicom)O Prefeito Batista disse que o contrato de jardinagem que a Universidade havia licitado foi cancelado devido ao corte de recursos. "Conseguimos, com isso, baixar da previsão de R$ 2 milhões para os serviços licitados, para cerca de R$ 500 mil - para toda a Universidade", disse, ressaltando que agora o custeio será apenas com combustível e manutenção dos equipamentos, utilizando a mão-de-obra já existente na Prefeitura Universitária.

João Batista explicou que o contrato que foi cancelado previa ampliação de jardins, construção de viveiros, além do serviço de limpeza das áreas. "Era uma quantidade de serviço bem maior. Com a necessidade de redução nos custos, focamos na limpeza e conservação das áreas verdes, sem ampliação", disse.

Uso do maquinário nos câmpus
Os equipamentos que foram adquiridos pela Prefeitura Universitária da UFT tiveram um custo total de R$ 80 mil, com recursos de capital. Foram quatro pequenos tratores de 20HP e 12 roçadeiras manuais; parte do equipamento será redistribuído para alguns câmpus, segundo Batista. "Dois desses tratores seguirão para Porto Nacional e Araguaína e dois ficarão em Palmas - estes dois podem ser deslocados para os demais câmpus conforme a necessidade. "Podemos fazer uma programação de uso e deslocar o maquinário para atender todos os câmpus sem problemas", enfatizou.
Equipamentos foram adquiridos com recursos de capital, na ordem de R$ 80 mil (Foto: Samuel Lima/Dicom)Equipamentos foram adquiridos com recursos de capital, na ordem de R$ 80 mil (Foto: Samuel Lima/Dicom)