Página inicial > Últimas Notícias > Servidores convocados têm até o dia 5 de maio para ficar em dia com os exames periódicos de saúde
Check-Up

Por Bianca Zanella | Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 09h40 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2017, 18h10

Os servidores convocados para os exames periódicos de saúde têm até o dia 5 de maio para realizar o check-up médico ou para recusar formalmente o procedimento. O prazo terminaria no dia 31 de março, mas foi reaberto no início deste mês e prorrogado.

Nesta primeira etapa foram convocados 502 servidores do Câmpus de Palmas e da Reitoria. Destes, cerca de 120 já realizaram os exames e passaram pela avaliação clínica, mas cerca de 70% ainda não haviam respondido à convocação até sexta-feira (07), a menos de um mês do fim do prazo.

Ainda este ano devem ser contemplados nos exames periódicos 1.032 técnicos administrativos e docentes - cerca de 60% do total de servidores da Universidade. Segundo a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), na destinação de recursos para a realização dos exames foram priorizados aqueles que trabalham em laboratórios ou em outras áreas de risco, e que têm a partir de 37 anos de idade.

Esta é a primeira vez que a UFT promove a realização dos exames periódicos, que são uma rotina obrigatória para os servidores determinada pela Lei nº 8.112/1990. Aqueles que preferirem, porém, podem optar por não se submeter à avaliação médica, mas devem formalizar esta opção através do termo de recusa próprio emitido pela internet, por meio da plataforma do Sigepe, e que deve ser entregue assinado à Proegedep ou às Gerências de Desenvolvimento Humano (GDHs) dos câmpus no prazo determinado.

Apesar dessa possibilidade, o diretor de Saúde e Qualidade de Vida da Progedep, Thiago de Cesaro, destaca que a participação de todos é importante tanto para os servidores quanto para a Instituição, pois os resultados servem para avaliar o estado de saúde dos trabalhadores e a exposição a fatores de risco físicos, químicos, biológicos e ergonômicos no ambiente de trabalho. "Esses exames permitem que a Universidade conheça melhor os seus servidores e acompanhe a saúde, principalmente, daqueles que atuam em laboratórios ou em outras situações que envolvem insalubridade. É a partir dessas informações e desse perfil médico que a Universidade pode definir o que fazer para melhorar as condições de trabalho", ressalta.

Os convocados receberam um tutorial sobre os procedimentos por e-mail. Feita a emissão das guias por meio do Sigepe, eles devem realizar o agendamento dos exames laboratoriais e, após a realização destes, de posse dos resultados, passam pela avaliação clínica para a emissão do atestado de saúde ocupacional.

Os exames devem ser realizados anualmente no caso de servidores a partir de 45 anos de idade, expostos a fatores de risco de doenças ocupacionais ou portadores de doenças crônicas que exijam essa periodicidade. Para os que operam raios-x, lidam com substâncias radioadivas ou possuem outras doenças crônicas, a periodicidade é semestral. Nos demais casos, a rotina deve ser repetida a cada dois anos.

Após Palmas e Reitoria, a próxima convocação, prevista para ocorrer ainda neste primeiro semestre, deve englobar os servidores dos câmpus de Porto Nacional e Miracema. Nestes câmpus, segundo a Progedep, a Brumed, empresa terceirizada que venceu a licitação para a realização dos procedimentos, deve providenciar a infraestrutura e a logística necessárias para a realização de coletas e de exames no próprio local de trabalho dos convocados.

Mais informações podem ser obtidas na Progedep, pelo telefone 3232-8560, ou no Siass, pelo telefone 3218-3931.

Exames laboratoriais incluídos na avaliação:

• Hemograma completo
  • Glicemia
  • Urina tipo I
  • Creatina
  • Colesterol total e triglicerídes
  • AST (Transaminase Glutâmica Oxalacética TGO)
  • ALT (Transaminase Glutâmica Pirúvica TGP)
  • Citologia Oncótica (Papanicolau, apenas para mulheres)
  • Exames oftalmológicos (apenas para servidores com mais de 45 anos)
  • Pesquisa de sangue oculto nas fezes (apenas para servidores com mais de 50 anos de idade)
  • Mamografia (apenas para mulheres com mais de 50 anos de idade)