Página inicial > Últimas Notícias > Evento debate política de assistência estudantil e aplicação dos recursos
FÓRUM DO PNAES 2017

Evento debate política de assistência estudantil e aplicação dos recursos

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 17h39 | Última atualização em Sexta, 07 de Abril de 2017, 09h49

Com a participação de 14 estudantes representantes dos sete câmpus - eleitos em assembleias estudantis anteriores - e da reitoria e pró-reitorias da UFT, ocorre nesta sexta-feira (7), no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas,  o Fórum de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFT. O evento, organizado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) é aberto à comunidade acadêmica e terá início às 8h e se estenderá até às 18h, quando será então fechada uma Minuta de Resolução da Política de Assistência Estudantil na Instituição.

Fórum ocorre no auditório do Cuica, em Palmas, e seguirá até às 18h (Foto: Samuel Lima)Fórum ocorre no auditório do Cuica, em Palmas, e seguirá até às 18h (Foto: Samuel Lima)

Pró-reitor Kherlley Barbosa apresenta dados sobre a vulnerabilidade econômica dos estudantes (Foto: Samuel Lima/Dicom)Pró-reitor Kherlley Barbosa apresenta dados sobre a vulnerabilidade econômica dos estudantes (Foto: Samuel Lima/Dicom)Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Kherlley Caxias Batista Barbosa, serão apresentados os números relativos ao montante de recursos destinados à assistência estudantil para 2017 e o Fórum serve para especificar as prioridades na aplicação destes recursos. "O Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) trabalha com dez eixos; com recursos mais escassos é necessário estabelecer em quais áreas haverá prioridade para isto. Foram promovidas assembleias estudantis nos câmpus, para estabelecer o que é prioridade em cada um", explica.

O pró-reitor destaca, apontando dados do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), que 76,07% dos estudantes da região Norte do país estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. "No Tocantins o índice é próximo disso também; por isso é tão importante discutir a aplicação destes recursos", complementa. Barbosa frisa ainda a relevância do protagonismo estudantil no sentido de "abordar com transparência e clareza o trato da coisa pública, acima de interesses particularizados".

Programação
Logo após o credenciamento dos participantes, o Fórum será aberto com representantes da reitoria e pró-reitorias da UFT. O pró-reitor de Avaliação e Planejamento, Eduardo Andreas Lemus Erasmo, proferirá palestra sobre a "Distribuição orçamentária nas universidade federais", seguindo-se, então a discussão em torno do assunto.
Estão previstos relatos das delegações de cada câmpus sobre o orçamento e prioridades levantadas em cada unidade, seguindo-se também discussão em torno dos temas.

Para a parte da tarde ocorrerá a apresentação da Proposta de Minuta de Resolução da Política de Assistência Estudantil e sequente discussão acerca dos tópicos elencados, finalizando então com os encaminhamentos.

Confira, nos quadros abaixo a programação estruturada em horários e a lista de representantes estudantis por câmpus:

Horário Atividade
8h às 8h30 Credenciamento
8h30 às 9h Abertura do Fórum – Reitoria e Pró-reitores
9h às 9h30 Palestra: Distribuição orçamentária nas universidades federais (Prof. Dr. Eduardo Andreas Lemus)
9h30 às 10h Discussão
10h às 11h Relatos das delegações dos câmpus. Apresentação do orçamento Pnaes para 2017
11h às 12h Discussão
12h Almoço
14h às 14h30 Apresentação da Proposta de Minuta de Resolução de Política de Assistência Estudantil da UFT
14h30 às 15h30 Discussão
15h30 às 18h Encaminhamentos