Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Porto Nacional adere à mobilização contra a febre amarela
Início do conteúdo da página
MOBILIZAÇÃO

Câmpus de Porto Nacional adere à mobilização contra a febre amarela

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 08h53 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 10h35

Câmpus de Porto Nacional (Foto: Divulgação)Com o intuito de promover ações de conscientização e mobilização contra a proliferação do mosquito transmissor da febre amarela, nesta quarta-feira (5), o Câmpus de Porto Nacional deverá participar das mobilizações com representantes da secretaria municipal de Saúde de Porto Nacional em áreas próximas ao Câmpus. A decisão é fruto de uma reunião entre membros da secretaria com o diretor do Câmpus, George França, nesta terça-feira (4).

Uma primeira ação começou na manhã desta quarta-feira (5) e se estenderá até às 16h. Equipes da secretaria municipal vão visitar residências para orientar moradores quanto a possíveis focos de mosquitos, cuidados para o bom manejo ambiental das moradias e ressaltar a importância da atualização do cartão de vacinas, especialmente contra a febre amarela.

Representantes do município orientaram que que, caso sejam encontrados animais (primatas) mortos, os agentes de saúde da localidade devem ser informados para que sejam tomadas as medidas necessárias. Com a adesão do Câmpus à mobilização a intenção é maximizar os esforços no sentido da orientação quanto ao combate nas comunidades do entorno do Câmpus e também na própria unidade.

Saiba mais

A febre amarela ocorre nas Américas do Sul e Central, além de em alguns países da África e é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. Sua manifestação é idêntica em ambos os casos de transmissão, pois o vírus e a evolução clínica são os mesmos — a diferença está apenas nos transmissores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Home
Fim do conteúdo da página