Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Encontro promove empoderamento acadêmico e discussão de temas atuais
Início do conteúdo da página
PORTO NACIONAL

Encontro promove empoderamento acadêmico e discussão de temas atuais

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 10h57 | Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2017, 11h24

O II Encontro de Formação Política e Militância Universitária (II EFPMU) que teve início nesta quinta-feira (16), no Câmpus de Porto Nacional, prossegue até domingo com programação abordando temas que vão desde feminismo, diversidade e sexualidade e preconceito racial até representação estudantil e formação política. Mesas-redondas, exibição de filmes com debates e city-tour fazem parte da programação do Encontro, além de palestras, oficinas e atividades culturais.

Mesas-redondas abordam temas atuais e envolvem os acadêmicos nas discussões (Fotos: Elza Pereira e Marcelo Brice)Mesas-redondas abordam temas atuais e envolvem os acadêmicos nas discussões (Fotos: Elza Pereira e Marcelo Brice)

O evento, organizado pelos próprios estudantes do Câmpus de Porto Nacional e apoiado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), visa estimular a participação dos discentes e promover o empoderamento no meio acadêmico e na sociedade. O evento objetiva estimular a discussão sobre os temas propostos no Encontro.

Nesta sexta-feira, pela manhã, ocorreu a mesa-redonda sobre "Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes): Dimensões e Desafios", com participação do pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFT, Kherlley Caxias; Joice Viana, da Casa do Estudante de Porto Nacional e os representantes dos Diretórios Acadêmicos dos câmpus de Porto Nacional (DA Pedro Tierra) e de Arraias, Lucas Gabriel e Vinícius Barreto, respectivamente.

À tarde está programada uma mesa-redonda sobre a "Inclusão e Permanência de Estudantes Quilombolas, Indígenas, Campesinos e Surdos", no auditório do Bloco 3, com a professora Dr.ª Vera Manduca (colegiado de Geografia do Câmpus de Porto Nacional); Jeferson dos Santos, quilombola da comunidade Lagoa da Pedra e acadêmico do Câmpus de Arraias; o estudante indígena Mairu Kuady, do Câmpus de Porto Nacional e o acadêmico do curso de Libras do Câmpus de Porto Nacional, Pablo.

 

Final de semana
O Filme Araguaya - Conspiração do Silêncio será tema de um Cine Debate neste sábadoO Filme Araguaya - Conspiração do Silêncio será tema de um Cine Debate neste sábadoPara sábado e domingo a programação proposta (veja quadro abaixo) tem atividades como mesas-redondas abordando os temas "Escolas de Pensamento Político e Econômico", "Combate às Opressões dentro dos Espaços Universitários: Movimentos Feminista, Negro e LGBT" e "Importância da Formação Política para o Movimento Estudantil: Perspectiva Estadual e Histórica" - todas no auditório do Bloco 3; city-tour, Cine Debate com exibição do filme "Araguaya - A Conspiração do Silêncio" (foto).

Além das atividades acadêmicas, está sendo programada para esta sexta-feira também uma Calourada Cultural à fantasia como um momento lúdico de integração entre os participantes externos do Encontro e os acadêmicos do Câmpus de Porto Nacional. Segundo a coordenação da Calourada, são esperados estudantes de todos os câmpus da UFT. O evento terá como mote "Na universidade pública somos quem queremos ser" e terá a participação de pelo menos cinco atrações com diversos estilos, desde o sertanejo até brega core.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (17)

14h - Inclusão e Permanência de Estudantes Quilombolas, Indígenas, Campesinos e Surdos (Auditório do Bloco 3), com Dr.ª Vera Manduca (Professora do colegiado de Geografia do Câmpus de Porto Nacional); Jeferson dos Santos (Quilombola da comunidade Lagoa da Pedra e acadêmico da UFT - Câmpus de Arraias); Mairu Kuady (Acadêmico Indígena da UFT - Câmpus de Porto Nacional); Representante da juventude do campo; Pablo (Acadêmico de Libras da UFT - Câmpus de Porto Nacional)

16h - Oficinas Temáticas (Salas do Bloco 3)

18h - Janta - Refeitório

19h - Cine Debate: Araguaya - A conspiração do silêncio - Hall de Entrada

23h - Momento Cultural - Hall de Entrada

SÁBADO (18)

09h - Escolas de Pensamento Político e Econômico (Auditório do Bloco 3) com Prof. Dr. Marcelo Cleto (Colegiado de Ciências Sociais - Câmpus de Porto Nacional); Prof. Dr. Édi Benini (Colegiado de Administração - Câmpus de Palmas)

12h - Almoço - Refeitório

14h - Tour pelos pontos históricos da cidade de Porto Nacional (Neucidades)

18h - Janta - Refeitório

19h - Combate às Opressões dentro dos Espaços Universitários: Movimentos Feminista, Negro e LGBT (Auditório do Bloco 3), com Amanda Teixeira (Núcleo Nina Simone - MMM); Bianca Pereira (Projeto Encespa e militante da MMN); Brendhon Andrade (Mudas)

23h - Momento Cultural - Hall de Entrada

DOMINGO (19)

08h - Café da Manhã - Refeitório

09h - Importância da Formação Política para o Movimento Estudantil: Perspectiva Estadual e Histórica (Auditório do Bloco 3), com Jeany Aguiar (Primeiro presidente do DCE/UFT); Prof. Dr. Gleys Ramos (Colegiado de Relações Internacionais - Câmpus de Porto Nacional); Vitor Castro (Núcleo de Debate e Formação Política e de Militância Universitária da UFT)

11h - Encerramento (Auditório do Bloco 3)

12h - Almoço - Refeitório

 

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Home
Fim do conteúdo da página