Página inicial > Últimas Notícias > Cineclube de Tocantinópolis exibe o filme "Rio Zona Norte" neste sábado (18)
Fim de Semana

Cineclube de Tocantinópolis exibe o filme "Rio Zona Norte" neste sábado (18)

Por Caroline Falcão | Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 16h09 | Última atualização em Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 18h39

Em continuação à programação dos 10 anos do Cineclube do Câmpus de Tocantinópolis da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ocorre, neste sábado (18), a exibição do filme “Rio Zona Norte”, às 18 horas, no auditório Vigilante Adão Ribeiro da Silva. Esta é a terceira exibição de 2017, ano que o projeto Cineclube completa dez anos de implantação.

Segundo o professor João Batista de Jesus Félix, além da diversão, o projeto é uma importante ferramenta de reflexão em torno de temas abordados em cada filme exibido, e um recurso utilizado por professores para um melhor desenvolvimento das atividades acadêmicas. "A nossa comunidade está bastante ligada com o Cineclube, principalmente com a presença de vários professores e alunos nas sessões", conta.

Após a exibição, ocorrerá um debate coordenado pela discente Adriana Pereira da Silva, do curso de Pedagogia e membro do NEAF/UFT.

Filme
Rio Zona Norte é um filme brasileiro de 1957, do gênero drama, dirigido e escrito por Nelson Pereira dos Santos. As músicas são de Zé Ketti e de Alexandre e Radamés Gnatalli. O filme narra a trajetória de um sambista carioca e as agruras da vida de um típico brasileiro, que vê no samba a inspiração para retratar um pouco de sua vida e/ou narrar o que o mesmo vê e sente. A mostra traz informações relevantes sobre o samba de raiz e as dificuldades dos elementos anônimos que criam letras e muitas vezes são trapaceados por pessoas que lucram sobre os direitos autorais.

Sinopse
Espírito da Luz (Grande Otelo), um talentoso compositor de sambas, tenta vender suas músicas e fazer sucesso no Brasil, mas acaba enganado por oportunistas e se vê preso nos esquemas da indústria fonográfica. Inconsciente após um acidente de trem, ele relembra passagens de sua vida e carreira, baseada num bairro da zona norte carioca.

Filme: Rio Zona Norte.
Direção: Nelson Pereira dos Santos.
Elenco: Angela Maria; Haroldo de Oliveira; Grande Otelo; Jece Valadão; Maria Petar; Paulo Goulart.
Duração: 90 Minutos.
Lançamento: 1958.
Faixa etária: acima de 12 anos.
Produção: Brasil.
Dia: 18 de fevereiro de 2017.
Horário: 18 horas.
Local: Auditório Adão Ribeiro da Silva, do Câmpus de Tocantinópolis - UFT.

marcador(es): Tocantinópolis,Home