Página inicial > Últimas Notícias > Alunos podem participar das decisões da gestão por meio dos Conselhos Superiores
REPRESENTATIVIDADE

Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 11h21 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 12h15

Os estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) têm inúmeras maneiras de participar dos processos políticos no âmbito universitário. Representar a categoria discente nos Conselhos Superiores é o meio pelo qual os alunos se informam em primeira mão sobre as decisões dos gestores, além de terem a chance de manifestar seus direitos, apresentar sugestões, e reivindicar sobre determinados processos.

Os Conselhos Superiores da universidade estão acima da Reitoria, e definem todas as ações e políticas da instituição, servindo de base para a atuação dos demais órgãos acadêmicos e administrativos. A UFT possui dois Conselhos Superiores: o Conselho Universitário (Consuni) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Representatividade Estudantil

O assistente administrativo da Secretaria de Órgãos Colegiados Superiores (Socs/UFT), Elpídio de Carvalho, explica a importância da presença dos alunos em ambos os Conselhos. “Aqui são definidas as políticas da instituição, e aplicação de recursos, se não houver participação dos estudantes, eles não poderão questionar nada que for direcionado à classe. Caso haja algum processo em que sejam prejudicados ou favorecidos, não terão como se manifestar, nem sugerir nada, e é muito importante que os estudantes tenham voz, porque o voto deles também conta. Questões como calendário acadêmico, férias de professores, e greves, são assuntos pertinentes à categoria, e por isso é fundamental a participação dos alunos nessas discussões”, declara.

A primeira reunião do Consuni de 2017 ocorrerá no próximo dia 22, e segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFT), os alunos que representarão a categoria discente nesse encontro são: Andressa Rodrigues, de Medicina Veterinária; Histefânia Alves, de Biologia; e Alex Dario, de Agronomia.

Saiba mais

Mais informações sobre os Conselhos Superiores, bem como nomes dos conselheiros, e atas anteriores, estão disponíveis na página eletrônica da UFT.

Conselho Universitário (Consuni) em reunião no dia 26/10/16. (Foto: Paulo Teodoro)Conselho Universitário (Consuni) em reunião no dia 26/10/16. (Foto: Paulo Teodoro)

marcador(es): Geral,Home