Página inicial > Últimas Notícias > Evento aborda estudos do léxico e ensino na educação básica

Evento aborda estudos do léxico e ensino na educação básica

Por João Batista Araújo e Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 28 de Novembro de 2016, 16h15 | Última atualização em Segunda, 28 de Novembro de 2016, 16h15

Com o objetivo de discutir sobre o intercâmbio e divulgação de trabalhos na área do léxico, ocorre nesta segunda-feira (28), no auditório do Bloco III, Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT),  o I Encontro de Estudos Toponímicos e II Colóquio de Estudos do Léxico do Tocantins. O evento é acadêmico-científico e contempla as áreas de Linguística e Língua Portuguesa.

I Encontro de Estudos Toponímicos e II Colóquio de Estudos do Léxico do Tocantins. Foto_João Batista AraújoI Encontro de Estudos Toponímicos e II Colóquio de Estudos do Léxico do Tocantins. Foto_João Batista Araújo

Participam do Encontro e do Colóquio, professores e alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de Letras da Universidade Federal do Tocantins, bem como das demais instituições de ensino superior, além de professores da rede pública e particular e demais profissionais da área. O evento contou com palestras, mesas-redondas, sessões de comunicações coordenadas e pôsteres.

De acordo com a professora Karylleila dos Santos Andrade, uma das organizadoras, "o evento é mais um espaço que objetiva a discussão, debate, intercâmbio e divulgação de trabalhos na área do léxico, e contou com a presença da Profª. Dra. Maria Aparecida Negri Isquerdo, da Universidade Federal do Mato-Grosso-do-Sul, que discutiu a questão do Léxico no Brasil e ainda sobre o ensino na educação básica,” ressalta.

Professora da UFMS, Maria Aparecida Negri Isquerdo, fala sobre a questão do léxico no Brasil e o ensino na educação básica.Foto_João Batista AraújoProfessora da UFMS, Maria Aparecida Negri Isquerdo, fala sobre a questão do léxico no Brasil e o ensino na educação básica.Foto_João Batista Araújo

A professora e palestrante Aparecida Negri Isquerdo (UFMS/CNPq), falou sobre a importância do léxico para a preservação das línguas indígenas. “Tem que ser documentada, descrever a gramática e fazer uso do dicionário para que as línguas sejam perpetuadas e não desapareçam”. Na ocasião, a Professora também destacou a importância da dimensão cognitiva dentro do estudo da palavra.