Página inicial > Últimas Notícias > I Fórum de Cultura da UFT ocorre nos dias 29 e 30, no Câmpus de Palmas

I Fórum de Cultura da UFT ocorre nos dias 29 e 30, no Câmpus de Palmas

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2016, 15h52 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2016, 13h24

Discutir as diretrizes para a cultura na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o envolvimento com a sociedade, a partir das diversidades vividas nos câmpus, suas necessidades, seus calendários e ações culturais, além de desenvolver um Plano de Cultura participativo que respeite essas diversidades e componha um Calendário Cultural para a universidade é o objetivo da realização do I Fórum de Cultura que ocorre nos dias 29 e 30 de novembro, a partir das 8h, no auditório do bloco IV (Reitoria).

O evento será o ponto de convergência das discussões sobre as políticas de cultura desejadas para a UFT e reunirá  representantes das sete localidades onde a instituição está presente para subsidiar a criação dos Planos de Cultura dos câmpus e, a partir disso, a criação do Plano de Cultura da Universidade.

O Fórum, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), é resultado dos encontros realizados com os câmpus, através do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura, onde foi discutido o papel da universidade enquanto elemento representativo na formação cultural no Tocantins. O I Fórum de Cultura envolve a comunidade interna, externa, representantes da área, em níveis municipal, estadual e federal, propondo um diálogo entre as forças criativas e produtoras de cultura e a UFT.

Programação
A programação do I Fórum, nestes dois dias de evento, conta com a exposição das atividades já desenvolvidas nos câmpus pelos grupos de trabalho e foram elaboradas no intuito de estabelecer uma rede colaborativa para a construção do plano.

A primeira mesa-redonda do Fórum abordará a “Universidade e sociedade rumo a um Plano de Cultura participativo,” com o representante norte/nordeste da Funarte/Minc, Reinaldo Freire, e dos professores da UFT, Odair Giraldin e Verônica Dantas.

Segundo Giraldin, a UFT, como uma instituição inserida na região amazônica, "deve estar além da sociedade na qual está inserida para poder ser o local da produção de conhecimento e de inovações que a sociedade precisa, como, também, para realizar atividades que promovam avanços nas formas de sociabilidade que torne a vida das pessoas melhores. Ao mesmo tempo em que incentiva a pesquisa na área de cultura, também deve atuar para contribuir com a preservação e difusão das práticas culturais dos lugares,” ressalta.

(Com informações da Proex)

Confira a programação completa: