Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para curso "Análise de PCR em Tempo Real" ocorrem até esta quinta (3)

Por Lean Felipe e Daniel dos Santos | Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2016, 15h16 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2016, 15h18

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Gestão em Desenvolvimento de Pessoas (Progedep) e da Coordenação de Formação e Aperfeiçoamento (CFORMA), promove o curso de "Análise da Expressão Gênica por PCR em Tempo Real: Uma Abordagem téorico-prática", pelo programa Servidor Multiplicador. O curso será oferecido para os câmpus de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional e possui carga-horária de 21 horas.

A PCR em Tempo Real é uma técnica utilizada nos laboratórios de biologia molecular, baseada no princípio da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para multiplicar ácidos nucleicos e quantificar o DNA obtido. As aplicações em laboratórios clínicos e na pesquisa científica abrangem a detecção de patógenos, a quantificação de carga viral, a análise de mutações gênicas, discriminação alélica, análise e quantificação da expressão gênica.

O curso é destinado aos docentes e servidores técnicos-administrativos da UFT que pretendem conhecer ou trabalhar com PCR Quantitativa em Tempo Real. Ele será ofertado pelo palestrante Horllys Gomes Barreto, que é doutor em biotecnologia e possui publicações relacionadas com essa técnica em revistas de alto impacto. Além disso, ele já ministrou o mesmo curso três vezes na Universidade Federal de Lavras (UFLA)

São ofertadas dez vagas por câmpus e as inscrições estão abertas dos dias 27 de outubro a 03 de novembro por meio deste endereço. Antes de preencher o formulário, veja o termo de compromisso aqui. No programa do curso, serão abordados os tópicos: desenho de primers, extração de RNA, síntese de cDNA e PCR em tempo real.
Confira o cronograma com as datas e horários da oferta do curso:

Câmpus de Palmas
10 e 11 de Novembro às 19h.
17 e 18 de Novembro às 19h.
24 e 25 de Novembro às 19h.

Câmpus de Gurupi
7, 8 e 9 de Novembro às 19h.
14, 15 e 16 de Novembro às 19h.

Câmpus de Araguaína
3 e 10 de Dezembro às 08h30, 14h e 19h.

Câmpus de Porto Nacional
5 e 12 de Novembro às 08h30, 14h e 19h.