Página inicial > Últimas Notícias > Aula inaugural do segundo semestre do Parfor ocorre no Câmpus de Palmas

Aula inaugural do segundo semestre do Parfor ocorre no Câmpus de Palmas

Por Lean Felipe e Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 08 de Julho de 2016, 13h11 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), é uma das instituições a adotar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), em parceria com a Capes, Estado e municípios. Na manhã desta sexta-feira (08), ocorreu a aula inaugural do segundo semestre do programa com uma cerimônia especial nomeada "Café com arte e debate", em que os professores participantes interagem com a discussão da formação de professores.

O objetivo do Parfor é fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica. Isso faz com que esses profissionais possam contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no país.

A UFT já formou quase 500 professores nos sete Câmpus da Universidade. O regime é semi-presencial e as aulas presenciais do primeiro semestre letivo tiveram início no dia 04 de janeiro. A coordenadora geral do Parfor, professora Benvinda Barros Dourado, conta que a primeira turma surgiu em 2010. "O programa é muito importante, estamos formando os professores porque acreditamos no quanto isso influência na qualidade da educação básica do nosso estado" conta Benvinda.

A professora da disciplina de línguas do Parfor de pedagogia do Câmpus de Palmas, Thainã Miranda, nos disse que consegue levar um pouco da teoria de inclusão diretamente aos professores que trabalham com linguagens de sinais, "me sinto muito realizada por contribuir com isso" diz Thainã.

A cerimônia contou com debates de professores e apresentação teatral. O grupo Teatro de Bronze apresentou o espetáculo "Macondo: uma cidade perdida no tempo". O grupo é composto por acadêmicos do curso de licenciatura em teatro da UFT e faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Licenciatura em Teatro.

Confira um trecho da performance:

Mariana Silva é aluna do Parfor há quatro anos, ela cursa pedagogia e pretende concluir o curso esse ano. "O programa é de grande importância, uma oportunidade que achei que nunca teria, foi a minha realização profissional, me trouxe valorização, identidade, aperfeiçoamento e tudo de bom para a minha profissão", conta Mariana.

Saiba mais informações sobre o Parfor na página do programa no portal UFT.

marcador(es): Parfor