Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em Ciências do Ambiente forma seu primeiro acadêmico indígena
Início do conteúdo da página

Mestrado em Ciências do Ambiente forma seu primeiro acadêmico indígena

Por Maria Tereza Lemes | Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2015, 17h44 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O índio José Hani Karajá concluiu, nesta segunda-feira, 30, o Mestrado em Ciências do Ambiente. Ele é o primeiro indígena a receber esta titulação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do Sistema de Ações Afirmativas para Povos Indígenas, criado pelo colegiado do curso, que possibilitou o sistema de cotas para o ingresso na Pós-Graduação.

José Hani Karajá se formou em Ciências Matemática, pela Universidade de Mato Grosso. Seu povo pertence aos índios Karajás, da Ilha do Bananal. Em 2014, por meio do sistemas de cotas, ele foi aprovado no Mestrado. Por conta das dificuldades, chegou a pensar em trancar o curso, mas não desistiu. Trouxe a mulher e os filhos para morar em Palmas durante o período em que precisou ficar na Capital. "Não foi fácil, mas eu tive apoio de amigos que eu fiz, dos professores e a vontade foi maior do que tudo. Hoje eu posso dizer que consegui", comemorou. 

Hani defendeu sua tese intitulada "As madeiras e seus usos no universo sócio-cultural do povo Inỹ", que abordou os diferentes tipos de madeiras utilizadas pelo povo Karajá, os motivos culturais por tal opção de madeiramento e suas diversas funcionalidades nas construções de casas, canoas, remos, etc. Ele também abordou a  importância da língua materna  de seu povo. "Minha intenção é que essa pesquisa e estes ensinamentos voltem para o meu povo, para que nossa cultura não desapareça e que os jovens possam transitar pelos dois mundos (o dos índios e o dos homens brancos) tendo orgulho de ser índio", afirmou . De acordo com o indígena, a intenção é de que sua tese se transforme em livro escolar. 

"Hoje todos nós do curso comemoramos. É um momento histórico. Assim como não foi fácil para o estudante, não foi fácil para nós, professores, em especial para mim que fui orientador. Tive que me preparar também, conhecer mais sobre sua cultura e fazer com que o estudante passeasse pelos dois mundos sem se distanciar de suas raízes. Com esta aprovação todos nós ganhamos. Eu, com certeza, aprendi muito também", completou o orientador do aluno, o professor mestre e doutor Odair Giraldin, que também é coordenador do  Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas (NEAI), da UFT.

Mestrado em Ciências do Ambiente

 O objetivo geral do Programa de Mestrado em Ciências do Ambiente (PPGCiamb) é formar recursos humanos, gerar e difundir conhecimentos voltados à temática ambiental e suas interfaces, numa perspectiva socioambiental, incentivando o diálogo entre diversos campos do saber. Criar, desenvolver, fortalecer e difundir as atividades de pesquisa, de extensão e de ensino, por meio de uma abordagem integrada e multidisciplinar na área das Ciências do Ambiente, com foco nos problemas locais e regionais da Amazônia Legal.

registrado em:
marcador(es): PPGCiamb
Fim do conteúdo da página