Página inicial > Últimas Notícias > Palmas: Pós-Graduação em Ciências do Ambiente comemora dez anos de história

Palmas: Pós-Graduação em Ciências do Ambiente comemora dez anos de história

Por Talita Melz | Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2013, 12h43 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
O Mestrado em Ciências do Ambiente (Ciamb) da UFT completa dez anos de história em 2003. Aprovado pela Capes no final de 2002 e com o ingresso da primeira turma no início de 2013, o mestrado trabalha com a integração na perspectiva socioambiental.

A atual coordenadora do curso, professora Adriana Malvásio, conta que o programa nasceu junto com a consolidação da universidade federal. “A proposta do mestrado foi para trabalhar com a área da interdisciplinaridade, porque pegaríamos várias áreas do conhecimento”, destacou a coordenadora.

Com dois anos a frente da coordenação Adriana disse que houve um amadurecimento do programa ao longo dos dez anos, principalmente nas práticas voltadas à interação e integração social. Segundo ela, o Ciamb trabalha com a integração social e cultural, mas sempre com um ‘gancho’ para o meio ambiente.

A primeira coordenadora do programa de mestrado foi a professora Liliana Pena Naval. Ela esteve à frente da coordenação por um ano. Liliana destaca a característica interdisciplinar do curso e os trabalhos dos colegas no desenvolvimento de pesquisas na área.

O Mestrado se concentra na criação, desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa, extensão do ensino das Ciências do Ambiente integrado, nas linhas de pesquisa ligadas à biodiversidade e recursos naturais; e à natureza, cultura e sociedade. Atualmente o curso conta com 16 professores de várias áreas do conhecimento, dos Câmpus de Palmas e de Porto Nacional.

Projetos – O Ciamb desenvolve vários projetos com os indígenas e quilombolas; e trabalhos ligados ao meio ambiente urbano e aos recursos hídricos.

DivulgaçãoUma das características do Mestrado em Ciências do Ambiente é a interdisciplinaridade

Atualmente o mestrado desenvolve e executa projetos em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), ligados à análise dos efeitos de componentes da biodiversidade e do social da agricultura em terras indígenas, e outro voltado aos recursos hídricos.

O Ciamb também desenvolve um projeto em parceria com a Universidade da Flórida (EUA), com estudo de hidrelétricas e seus impactos ambientais. A coordenadora do Ciamb explicou que nesses projetos o trabalho de campo é realizado no Tocantins e o suporte laboratorial é realizado pelos parceiros.

Seminário – Para comemorar os dez anos, o Ciamb está promovendo o “I Seminário sobre Interdisciplinaridade na Pós-Graduação”, que ocorrerá dias 4 e 5 de abril (leia mais aqui). A intenção também é promover o debater da interdisciplinaridade com pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação e técnicos administrativos da UFT. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço http://eventos.uft.edu.br/index.php/interpos/i-inter-pos.
marcador(es): Palmas,PPGCiamb