Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > PPGSSocial > Esquema do Curso
Início do conteúdo da página

Esquema de Curso

A proposta de curso de Mestrado em Serviço Social da UFT apresenta 36 créditos e uma carga horária total de 540 horas, abarcando as disciplinas obrigatórias e eletivas, bem como atividades programadas, possibilitando ainda a integralização de até doze (12) créditos de estágio docência não obrigatório, conforme regimento geral da pós-graduação stricto sensu da UFT. O ingresso dos discentes se fará por meio de seleção pública anual de 10 (dez) discentes, através de edital. Está prevista a adoção de cotas de até 50% para as demandas específicas da região.

O curso será ofertado regularmente garantindo ao mestrando disciplinas (obrigatórias e eletivas); estágio docência conforme regimento geral da pós-graduação stricto sensu da UFT e atividades programadas (produção acadêmica e participação em atividades de pesquisa e extensão referente aos grupos de pesquisa) que assegurem a qualificação nas linhas de pesquisa, a fim de que conclua o curso em prazo compatível com as atuais exigências da CAPES.

Para tanto, sugere-se o seguinte percurso com um total de 36 créditos, assim distribuídos: 20 créditos em disciplinas, sendo 12 em disciplinas obrigatórias gerais e oito em disciplinas eletivas à escolha do mestrando; 12 créditos para orientação de dissertação, sendo quatro créditos para o 1º e 2º semestres, ou seja, dois para cada, e oito créditos para o 3º e 4º semestres, ou seja quatro para cada; dois créditos de atividades em Produção Acadêmica (participação em congressos nacional/internacional com apresentação de trabalhos, publicações em anais ou revistas); dois créditos correspondentes em extensão universitária, envolvendo a participação do mestrando nas atividades dos grupos de pesquisa e extensão.

O discente será orientado a cumprir a carga horária das disciplinas obrigatórias e eletivas no prazo de dois semestres. Durante o curso, o discente terá que cumprir quatro créditos, sendo dois créditos para extensão universitária, que serão computados com a sua participação semestral em grupos de pesquisa e extensão que tenham afinidade com o objeto de estudo do discente. Serão exigidos também dois créditos para produção acadêmica e que serão computados da seguinte maneira: um crédito para cada participação em evento científico com publicação de texto completo e apresentação de trabalho e/ou dois créditos por publicação de artigo em revista com qualis no mínimo B2 pela CAPES. Para validação dos créditos serão necessárias a entrega de documentos comprobatórios e o discente terá que cumprir as exigências até 60 dias antes do depósito da dissertação. O discente será matriculado a cada semestre em orientação para dissertação até a entrega e defesa da dissertação de mestrado (computando doze créditos).

Deve-se submeter a exame de qualificação do projeto de pesquisa até o prazo máximo de 12 meses após a primeira matrícula, devendo defender a dissertação de mestrado no prazo de até 24 meses após a primeira matrícula.

Fim do conteúdo da página