Página inicial > Matemática (Arraias) > Mais > Laboratório de Educação Matemática - LEMAT/Arraias

Laboratório de Educação Matemática - LEMAT/Arraias

Foto: Divulgação LEMATO Laboratório de Educação Matemática (LEMAT) foi criado como um programa de extensão e é uma construção coletiva dos professores do Curso de Matemática que se deu através do empenho, dedicação e muita força de vontade, tanto dos docentes quanto dos acadêmicos.

O LEMAT tem como objetivos: intervir na formação didática do licenciando; potencializar estudos sobre a formação do professor e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem; produzir e utilizar material didático-pedagógico para o desenvolvimento de atividades para o ensino e a aprendizagem da Matemática; possibilitar vivência de práticas de ensino de Matemática, tendo como parâmetro a estruturação didática do processo de ensino e seus elementos constitutivos; e proporcionar situações onde licenciandos compreendam conceitos matemáticos e suas metodologias de ensino. O LEMAT encontra-se instalado no bloco de laboratórios, sala 06, do Câmpus de Arraias, ocupando uma área de 48m². Possui equipamentos eletrônicos de apoio pedagógico, além de materiais didáticos (jogos, livros, periódicos, figuras geométricas, entre outras) e materiais de consumo. A mini-biblioteca do LEMAT conta hoje com um acervo de mais de 500 volumes e está disponível à toda comunidade nos horários de funcionamento do Laboratório para consulta local. Possui ainda assinatura de periódicos de relevância na área.

O Laboratório dá suporte pedagógico ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), além de ceder o espaço para as reuniões de planejamento do programa, e para  confecção de materiais e execução das atividades práticas aos alunos da escola campo.

Fonte: KHIDIR, K. S. ; RODRIGUES, R. F. ; SILVA, W. M. . Laboratório de Educação Matemática: Ensino e pesquisa mediados pela extensão. 2012.

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram: @lemat_uft