Página inicial > Últimas Notícias > Alan encerra gestão e novo reitor é apresentado

Alan encerra gestão e novo reitor é apresentado

Por Virginia Magrin | Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2012, 13h28 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h21
Professores, alunos, técnicos e representantes da sociedade estiveram reunidos no Cuica, na manhã desta quarta-feira (6), para se despedir do ex-reitor Alan Barbiero e conhecer o novo reitor, Márcio da Silveira, e a vice-reitora, Isabel Auler.

Na ocasião, Alan apresentou o relatório de gestão, prestando contas do trabalho feito nos últimos oito anos. Os avanços foram muitos: as vagas no vestibular foram triplicadas, o número de professores pulou de 189 para 904, o de alunos de 7.283 para 15.062, de 41 técnicos concursados para 633, aumentou o acervo bibliográfico de 20.917 para 215.72, entre tantas outras conquistas.

“Estou muito feliz, com o sentimento de dever cumprido. Vejo que deixamos a Universidade em um patamar bem superior daquele encontrado quando nós assumimos. A UFT hoje é uma instituição que tem credibilidade, é a terceira maior produção cientifica da região norte e a maior universidade do Tocantins. Ver a UFT alcançar o que ela alcançou hoje, graças ao esforço coletivo de muitas pessoas que trabalharam conosco, nos deixa muito feliz. Tenho certeza que a nova gestão fará um excelente trabalho”, afirmou Barbiero.

despedida_alan_e_posse_marcio.jpg

Comunidade acadêmica acompanha a solenidade; Alan presta homenagem aos funcionários terceirizados; Márcio, novo reitor da UFT, apresenta sua futura equipe de trabalho

O novo reitor, Márcio da Silveira, destacou o trabalho feito pelo professor Alan nos últimos anos e falou dos novos desafios pela frente. “A UFT cresceu muito e agora temos que rever o outro contexto que estamos vivendo, temos o processo de descentralização para terminar. Para dar mais autonomia aos câmpus, criaremos os institutos, integrando não só os câmpus, como também as áreas de conhecimento que ainda estão desconectadas”, garante ele.

Na solenidade também foi apresentada a nova equipe de trabalho, que irá colocar em prática os novos desafios propostos. Silveira explicou que a nova equipe já começou a deflagrar um processo de planejamento participativo, a fim de orientar as demandas que deverão ser atendidas a médio, curto e longo prazo; levando em consideração as informações passadas por cada câmpus nas eleições.

Valorização – Ainda durante o evento, foi apresentado o documentário Gente Extraordinária, contando a história dos servidores terceirizados, que todos os dias dão o seu melhor para cuidar desde a segurança da Universidade, até do café que é servido. “É muito bom ver a Universidade dando valor pra gente que trabalha aqui, é muito bom trabalhar em uma Universidade Federal, espero daqui dois anos estar aqui como vestibulando”, destacou Bruno Barros, jardineiro.