Página inicial > Últimas Notícias > UFT apresenta o sistema Naus para a área de planejamento das universidades federais
referência

Por Daniel dos Santos | Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 17h18 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 17h34

A Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap) da UFT apresentou às outras universidades o sistema Naus, que utiliza para monitorar o planejamento estratégico, o gerenciamento de riscos, os indicadores e a execução orçamentária da instituição.

O evento ocorrido em 15 de março surgiu da necessidade apresentada por algumas instituições de utilizar um sistema para monitorar a execução do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e contou com a participação de mais de 30 pessoas de oito universidades federais diferentes (UFV, UFOB, UNIR, UFC, UFSJ, UFPR, UFGD e UNIFESSPA). Pela UFT, toda a equipe da Proap participou.

A Proap demonstrou que essas informações são integradas e que possibilitam monitorar e apresentar informações necessárias para a tomada de decisão dos gestores. Principalmente com a priorização da execução das ações que possuem marcadores estratégicos, que são: ações mitigadoras de riscos, ações que contribuem para o atendimento das demandas dos órgãos de controle (CGU, TCU e Audin) e da CPA, ações que contribuem para a melhora dos indicadores de governança. Além disso, os resultados do gerenciamento de riscos são utilizados como critério para a distribuição orçamentária.

A diretora de planejamento e avaliação, Karina Paixão Balestra, avaliou a experiência para o intercâmbio de informações. "O encontro foi importante para a troca de experiências e para demonstrar às demais instituições que a UFT consegue trabalhar de maneira a integrar diversas áreas, oferecendo informações consistentes para a tomada de decisão dos gestores. Fizemos a proposição para que novos eventos como esse fossem realizados, para que possamos melhorar o relacionamento entre as áreas de planejamento."

marcador(es): Proap,Home