Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Estadual de Direitos Humanos do Tocantins adere à Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT em parceria com a Seccju-TO
Em Pauta

Por Ascom Proex/UFT | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 09h46 | Última atualização em Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 15h05

O Conselho Estadual de Direitos Humanos do Tocantins é mais uma das instituições parceiras da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, da Universidade Federal do Tocantins (Proex/UFT), no projeto Rede de Cidadania e Direitos Humanos. A adesão ocorreu em encontro organizado pelos servidores Wemerson Lima e Chris Teixeira Madureira, da Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins (Seccju-TO), outra importante apoiadora da iniciativa. As duas instituições também confirmaram presença no lançamento da prática extensionista, que acontecerá no próximo dia 20 de março, no Auditório do Cuica, no Câmpus de Palmas.

A Proex/UFT mantém cooperação com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) para expandir as atividades de ensino, pesquisa e extensão em apoio ao fortalecimento do Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH) e da Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos (RENEDH), e constrói planos de trabalho com ações voltadas à diversidade étnica/racial do Estado, com comunidades e sujeitos que carecem de mais atenção do poder público com programas e ações de combate à exclusão social e violação dos direitos humanos.

"É com grande satisfação que recebemos o Conselho de Direitos Humanos do Tocantins. É mais uma instituição de relevância que veio somar no projeto Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT. E também queremos agradecer o convite para participarmos do encontro organizado pelos servidores Wemerson e Chris, da Secretaria de Cidadania e Justiça; outra importante apoiadora dessa iniciativa. Estou feliz, pois juntos, estamos fortalecendo a promoção dos direitos humanos e da cidadania em nosso estado”, comenta a pró-reitora de extensão, professora Maria Santana Santos Milhomem.

Durante o encontro, Maria Santana apresentou a proposta do projeto Rede com o objetivo de fortalecer os serviços em defesa dos direitos dos povos quilombolas, da criança e do adolescente, de pessoas idosas, de mulheres, LGBTQIA+ e outros grupos em situação de vulnerabilidade social. Além de propor um plano de trabalho coletivo para cooperação com o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Landri Alves Carvalho. Este, por sua vez, prontamente assumiu o compromisso em mediar o acordo e colocar em pauta para apreciação e colaboração dos demais conselheiros na próxima reunião do Conselho.

marcador(es): Proex,Home