Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Palmas passa por reparos após danos causados por fortes chuvas

Câmpus de Palmas passa por reparos após danos causados por fortes chuvas

Por Ascom Câmpus de Palmas | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 11h54 | Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 15h32

Os investimentos em reparos e adequações nos prédios do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foram ampliados após as últimas chuvas intensas trazerem problemas estruturais, principalmente em telhados e calhas de diversos edificações da Unidade. As fortes ventanias e o volume considerável de chuvas danificaram as estruturas e causaram transtornos nas rotinas. As ações corretivas resolvem problemas no Complexo Laboratorial La Madri, na Biblioteca, no Laboratório de Tecnologias Computacionais (Labtec), na Agência de Inovação (Inovato) e no Complexo Laboratorial de Teatro.

O coordenador de Infraestrutura, Paulo César de Castro Filho, explicou que os telhados foram afetados, causando danos aos tubos de escoamento da água, resultando em infiltrações em algumas edificações. “Embora a manutenção constante tenha sido realizada ao longo do tempo, o volume de chuvas foi intenso e as estruturas das construções não conseguiram manter o fluxo. Além dos reparos, realizamos uma revisão de todas as estruturas e fizemos ajustes nos telhados e calhas para garantir o escoamento da água em condições semelhantes”, afirma Paulo César.

O diretor do Câmpus, professor Moisés de Souza Arantes Neto, enfatizou que investimentos e medidas foram tomadas para solucionar os problemas, mas ainda existem desafios e pede a compreensão da comunidade acadêmica. “Priorizamos os reparos nos telhados para melhorar o escoamento da água. Tivemos que fazer algumas alterações nas estruturas dos prédios afetados. Estamos trabalhando com atenção especial na Biblioteca e no Labtec, cujas estruturas requerem atenção especial, que incluem mais investimentos nos reparos internos e melhorias estruturais. Em breve, esses espaços estarão totalmente operacionais, assim como merecem nossos alunos, técnicos e professores”, enfatiza Moisés.

O coordenador da biblioteca, o bibliotecário Marcos Felipe Gonçalves Maia, ressaltou que a situação interna do local ainda demanda atenção que envolvem os livros, móveis e estruturas danificadas. Maia mencionou que os atendimentos na Biblioteca tendem a diminuir em tempos de final de ano e recesso acadêmico, mas que acompanha as ações para que o espaço volte a funcionar adequadamente em breve. Enquanto isso, os atendimentos e dúvidas que envolvem o setor podem ser alcançados por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.