Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Miracema promove Cine debate com a temática “Capitalismo, Expropriação e Resistências dos Povos Indígenas”
Curricularização da Extensão

Por Com informações de Micheli Burginski | Edição: Daniela Camargos | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 09h53 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 11h22

No dia 10 de novembro, às 19h, no auditório do Câmpus Miracema da Universidade Federal do Tocantins (UFT), será realizado o Cine debate com a temática “Capitalismo, Expropriação e Resistências dos Povos Indígenas”. Essa é uma ação do Projeto de Extensão “Amazônia: trajetória dos povos, comunidades tradicionais e de assentamentos rurais: o movimento universidade x escola, coordenado pela professora Rosemary Negreiros, na disciplina “Realidade Social da Amazônia, Povos e Comunidades Tradicionais”, como componente de curricularização da extensão, além da vivência nas comunidades.

Essa ação de extensão visa debater textos trabalhados em sala de aula com o recurso didático do audiovisual produzido por indígenas e não indígenas para aproximar estudantes da realidade de expropriação e violência vivenciada pelos povos indígenas, bem como seus processos de resistência e lutas.

O premiado documentário Corumbiara, dirigido por Vicent Carelli, realizado pelo Vídeo nas Aldeias no ano de 2009 será a atração da noite. O longa metragem retrata o massacre de índios na gleba Corumbiara, ao sul de Rondônia, que teria sido praticado por fazendeiros de gado da região, que impediam a demarcação das terras pela Funai.

Corumbiara, assim como outros filmes e documentários, compõe o acervo didático da Biblioteca da UFT – Câmpus Miracema, adquirido por meio do Projeto Vídeo Índio Brasil (2010), Festival de Cinema realizado em 2010 no Câmpus de Miracema,  através da parceria do GT de Cultura com o produtor audiovisual e cineasta miracemense Cássio Renato Cerqueira. Os estudantes indígenas e não indígenas podem ter acesso a esse acervo para realização de atividades acadêmicas e científico-culturais.

A ação de extensão é coordenada pela professora Vanda Micheli Burginski e será mediada pelas acadêmicas Isaura Krendi Xerente e Larieny Smikadi de Brito Xerente, do Curso de Serviço Social da UFT, com as equipes coletivas de trabalho: Jenipapo (Wdêkrã), Cacheado e Gilmara Barbosa.

marcador(es): Miracema,Extensão,Home