Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do PPGG participam I Fórum Museu de Araguaína
Ação

Alunos do PPGG participam I Fórum Museu de Araguaína

Por Caroline Carvalho | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 16h32 | Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2023, 16h39

Entre os dias 3 e 10 de novembro, os estudantes do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG), da disciplina de Turismo e Patrimônio Cultural, farão uma visita ao I Fórum Museu de Araguaína, acompanhados pela professora responsável, Rosane Balsan, do Câmpus de Porto Nacional.

O Fórum visa unir a sociedade araguainense, membros de instituições educacionais, estudantes e representantes da sociedade civil organizada, além de entidades de classe, com o objetivo de debater a criação e implantação do Museu na cidade de Araguaína.

Para a professora Rosane, os estudantes da pós-graduação em Geografia e a equipe do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional terão a oportunidade de explorar e aprofundar seus conhecimentos no campo do turismo e do patrimônio cultural. “Durante esse fórum, todos participarão de palestras, debates e atividades práticas que abordam a preservação do patrimônio cultural e a promoção do turismo sustentável na região. Além disso, os estudantes poderão refletir sobre a importância dos museus para a sociedade”, explica a docente.

“Compartilhar a herança cultural fortalecerá os laços entre os residentes locais, promovendo uma compreensão mais profunda de nossa cidade. Isso contribuirá para o crescimento e o desenvolvimento contínuo de Araguaína. Juntos, aspiramos fazer da cidade um local onde a cultura e a história prosperem, inspirando a todos”, pontua o estudante Wanderson dos Reis, do PPGG/UFT.

No evento, a professora também participará da mesa-redonda “Roteiro Geo-Turísticos para Araguaína”, em que abordará os aspectos da implantação, desenvolvimento e avaliação do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional. “Acreditamos que, compartilhando a experiência, é possível conhecer o que foi feito para aprimorar e buscar os mecanismos que podem influenciar o presente e o futuro, para que novos conhecimentos e técnicas sejam disponibilizadas para a sustentabilidade das futuras gerações e, claro, que mais roteiros turísticos pedagógicos sejam desenvolvidos”, comenta.