Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Palmas é contemplado com investimentos para obras de acessibilidade
Independência

Câmpus de Palmas é contemplado com investimentos para obras de acessibilidade

Por Ascom Câmpus de Palmas | Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2023, 15h23 | Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 15h27

O Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é um dos contemplados em projeto executado pela Prefeitura Universitária da Reitoria da UFT com o objetivo de melhorar a acessibilidade em todos os seus campi, com um investimento que ultrapassa dois milhões de reais. O projeto visa aprimorar as estruturas de acessibilidade em toda a universidade, com a adequação e construção de passarelas e a instalação de pisos táteis em edificações e áreas externas.

Leandro Ramos Martins, o engenheiro civil responsável pelo projeto, enfatiza que embora haja muitas necessidades, os recursos disponíveis são pré-definidos e estão sendo alocados de acordo com prioridades e possibilidades. Ou seja, embora o objetivo seja proporcionar acessibilidade completa, algumas áreas podem receber atenção prioritária devido às restrições orçamentárias. "É importante frisar que há muitas necessidades da UFT por intervenções de acessibilidade, porém contamos com recursos pré-definidos e executados por ordem de prioridades e dentro das possibilidades para execução. Isso explica, por exemplo, por que o piso tátil não será implementado em toda a extensão do campus de Palmas”, esclarece Leandro.

O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, acompanha o progresso das obras e comenta que existem outros projetos em prol de melhorias da acessibilidade na unidade. “Temos muitas demandas nesta área e faz parte de nossas preocupações buscar mitigar problemas de acessibilidade e garantir que todos os estudantes e membros da comunidade universitária tenham acesso igualitário a todas as instalações e oportunidades oferecidas pela UFT. Registro agradecimentos ao trabalho da equipe da Reitoria em direção a esse objetivo; e a paciência daqueles que compreendem e aguardam as devidas tramitações de projetos, licitações e outros ritos da administração pública para tornar nossas instalações mais inclusivas e acessíveis”, comenta Moisés.

As obras e serviços de acessibilidade são realizadas em parceria com a Coordenação de Infraestrutura do Câmpus de Palmas com abordagens diretas e apoio na identificação das áreas prioritárias para obras e ajustes de acordo com as necessidades específicas do Câmpus. “Nossa equipe mantém disposição. Colaboramos desde a fase inicial de planejamento e projeto da obra, acompanhamento, ajustes e verificação dos padrões de qualidade estabelecidos para esse tipo de obra. Também aceitamos o convite da Prefeitura Universitária e auxiliaremos na avaliação, garantindo que os aspectos do projeto sejam executados e concluídos de forma eficiente e de acordo com os padrões de qualidade e segurança estabelecidos”, cita Paulo César de Castro Filho, coordenador de infraestrutura do Câmpus de Palmas.

Moisés ainda reconhece que as obras em andamento causam transtornos temporários à comunidade acadêmica. “Pedimos desculpas por qualquer transtorno ou prejuízo temporário. Esses inconvenientes são inevitáveis durante as obras e na fase de implementação. Mas, mantemos nosso objetivo de proporcionar um ambiente melhor e pedimos compreensão, paciência e colaboração da comunidade do Câmpus de Palmas durante o processo. Quando as obras forem concluídas, todos colherão os benefícios das melhorias”, assegura o diretor.