Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Coalizão Vozes do Tocantins capacita jovens do Estado em gestão de projetos de justiça climática
Início do conteúdo da página
Extensão

Coalizão Vozes do Tocantins capacita jovens do Estado em gestão de projetos de justiça climática

Por Gabriela Cardoso Carneiro e Sarah Tamioso | Publicação: Denise Neves | Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 10h04 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 10h34

Nos últimos meses, a Coalizão “Vozes do Tocantins”, parceira da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, capacitou cerca de 28 jovens tocantinenses em Comunicação e Justiça Climática. O curso teve início em março deste ano e chegou ao seu quarto e último encontro entre os dias 25 e 28 de agosto, na Aldeia Prata, em Tocantinópolis/TO.

 Como conclusão do curso, os jovens desenvolveram a gestão completa de um projeto, desde a elaboração da proposta até a prestação de contas, além de um vídeo documentando a atividade.

A estudante de Serviço Social, Geniffe Kariny, de 22 anos, é moradora do assentamento Onalício Barros, em Caseara/TO, e investiu em recipientes para otimizar a venda de produtos da Associação de Mulheres Agroextrativistas da Ilha do Bananal/Cantão. Para Genniffe, o projeto foi um desafio que trouxe satisfação.

 “Eu nunca tinha tido contato direto com projetos assim, em todas as suas fases, e pude perceber que teve um impacto muito positivo pela roda de conversa que realizamos durante o Festival da Macaúba. Elas ficaram muito contentes em saber que tinha uma jovem liderança interessada no trabalho delas e que queria ajudar na divulgação dos trabalhos”, conta a jovem.

Sistemas Agroflorestais, Reflorestamento, Olhares Quilombolas, Manutenção da Cultura, Pesca e Apicultura e Divulgação da Comunidade foram alguns dos projetos desenvolvidos pelos jovens.

 

Sobre o Vozes do Tocantins

Com proposta imersiva em comunidades tocantinenses, o Curso de Formação de Jovens em Comunicação e Justiça Climática faz parte da iniciativa VAC - Vozes Pela Ação Climática Justa e conta com apoio no Brasil da Fundación Avina.

Participam da formação jovens indígenas, quilombolas, agricultores familiares, assentados, ribeirinhos e estudantes universitários, entre 15 e 35 anos, com o objetivo de valorizar boas-práticas e a lida diária frente às mudanças climáticas, buscando mitigar os impactos aos mais vulneráveis a essas mudanças.

Apesar da finalização do curso, os jovens ainda irão representar a Coalizão em eventos nacionais e internacionais, como o Encontro dos Povos do Cerrado, em Brasília-DF e a COP 28, que será realizada neste ano em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), integra a Coalizão através da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental de Arraias e do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Sociológicos (Neruds)

registrado em:
Fim do conteúdo da página