Página inicial > Últimas Notícias > Calouros de Nutrição e Enfermagem recebem acolhimento de seus centros acadêmicos
semana do calouro

Por Daniel dos Santos | Com informações de: Weldson de Freitas | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 11h01 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 09h34

Com o objetivo de valorizar a entrada de novos estudantes e promover o acolhimento, os centros acadêmicos de Enfermagem e Nutrição realizaram a Semana do Calouro (Secal). Na ocasião foram disseminadas informações sobre o funcionamento, processos e recursos que a universidade oferece. Além de rodas de conversa com temáticas sobre povos originários, negritude, acessibilidade das pessoas com deficiência, saúde lgbtqiapn+ e das mulheres, pautas importantes e que acompanham o processo de formação de um profissional da saúde.

Neste semestre foi realizada pela primeira vez a Cerimônia Magna, em que os alunos de nutrição têm mais contato com um pouquinho do que é ser nutricionista e das diversas áreas na qual um nutricionista pode atuar. Houve também um momento com egressos do curso para contar um pouco das suas vivências.

A finalização da Semana do calouro foi a realização da Cerimônia Magna, que contou com a participação de familiares dos discentes e foi um momento especial à parte com explanação da Coordenação do curso e de professoras convidadas. Neste evento, houve a reformulação e reflexões sobre a tradicional cerimônia do jaleco.

No total, participaram 23 calouros, além do auxílio dos alunos do segundo período com o processo de apadrinhamento onde todos puderam aproveitar esse momento lindo e especial.

O estudante Pedro Augusto Brito, do 5º período, comenta que agora também tem sua irmã entre os calouros: "A cerimônia magna foi um momento muito importante para a minha família. Nossos pais sonharam com nossa entrada na universidade e ver esse sonho se realizando primeiro comigo, e agora com minha irmã, é um sentimento inexplicável. Eu e minha irmã nos sentimos felizes e realizados por estarmos cursando Nutrição, na UFT".

O representante do centro acadêmico, Weldson de Freitas, destacou a motivação para o evento. "Nos sentimos muito gratos por trabalhar essa temática, bem como a entrada na universidade, sendo que o processo pré entrada já não foi fácil e sabemos muito bem que o tempo durante o curso também não será. Então poder oferecer esse acolhimento para os novos alunos e ver os olhinhos brilhando a cada nova descoberta que eles experimentam e conhecem é gratificante."

marcador(es): Nutrição,Home