Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Palmas é ponto de coleta de resíduos eletroeletrônicos
Coleta Seletiva

Câmpus de Palmas é ponto de coleta de resíduos eletroeletrônicos

Por Ascom Palmas| Edição: Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 11h36 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2023, 16h56

O Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma das referências da cidade como ponto para coletar e destinar adequadamente resíduos eletroeletrônicos. Os coletores estão instalados no prédio do Laboratório de Materiais Compósitos (L2), em frente o prédio da Universidade da Maturidade (UMA), devidamente identificados e com um banner explicativo ao lado, com acesso público a todos que desejarem conhecer e descartar seus resíduos eletroeletrônicos.

Trata-se de ação do projeto "Central de Capacitação para Recicladores de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE´S)", um dos projetos de extensão da UFT, que existe desde 2022, com foco em impacto e transformação social, alinhado  com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo o coordenador do projeto, professor Juan Carlos Valdés Serra, os resíduos eletroeletrônicos são classificados como Classe I, ou seja, são resíduos perigosos e não podem ser descartados de qualquer maneira. “Utilizamos os eletroeletrônicos cada vez mais, e cabe a cada um de nós fazer o descarte correto e consciente. O nosso plano de trabalho consistiu em projetar um Centro de Reciclagem Eficiente para Resíduos Eletroeletrônicos e isto foi possível com o apoio do Instituto Natura Viva (INA), que possui certificação e licença ambiental para coleta dos resíduos que coletamos”, explica o professor.

“Os professores do Câmpus de Palmas estão engajados em diversas iniciativas, das mais simples às mais complexas, mas todas de grande impacto diante dos desafios de desenvolvimento sustentável que temos”, felicita o diretor do Câmpus, professor Moisés de Souza Arantes Neto.

As atividades ainda envolvem alunos de graduação do curso de Engenharia Ambiental e alunos do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental. De modo que já passaram ou estão na equipe os estudantes: Luciano Rodrigues Cardoso, Thalison Dourado de Oliveira, Cassius Ferreira Gariglio, Tátilla Mikaelly Abreu Araújo Silva e Fernanda Bosque.