Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Com números recordes, evento de Geografia em Palmas será o maior em 30 anos
Início do conteúdo da página
XV ENANPEGE

Com números recordes, evento de Geografia em Palmas será o maior em 30 anos

Por Ascom ANPEGE | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 06h42 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 06h42

No último dia 15 de maio se encerrou o prazo para a submissão de trabalhos ao XV ENANPEGE – Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, que tem como tema Geografias da Esperança: revisitar o Brasil, dialogar com o mundo. Para esta edição do evento, que acontecerá entre os dias 09 e 13 de outubro de 2023, a ANPEGE – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia registrou números recordes: foram 3.933 inscrições de pessoas, com 2.073 trabalhos submetidos, o que faz deste encontro o maior da história da associação.

A ANPEGE é a associação que organiza a pauta política dos programas de pós-graduação em Geografia do Brasil, que são ao todo 77 distribuídos em todos os Estados e no Distrito Federal. Criada em 1993 pelo ícone da Geografia mundial, Milton Santos, neste ano a associação completa 30 anos e o evento visa ser uma grande celebração dessa ocasião. Segundo o professor Dr. Adão Francisco, que é o atual presidente da ANPEGE, “esses números se devem ao grande desejo da comunidade acadêmica e científica se encontrar após a pandemia, trocar experiências e atualizar os conhecimentos”.

O evento acontecerá em Palmas, Tocantins, porque Adão Francisco, seu presidente, é professor da Universidade Federal do Tocantins. Por tradição, o evento acontece na casa institucional do presidente. Apesar de o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT ser em Porto Nacional, o evento acontecerá em Palmas porque Porto não tem condições de alojar a quantidade de pessoas que se espera. Para a professora Dra. Ana Carolina Marques, secretária da associação, desse total de inscritos são esperadas em Palmas entre 1500 e 2000 pessoas.

O ENANPEGE é um evento bienal, sendo que a sua última edição, no contexto da pandemia, teve que acontecer on-line. Por ter acontecido nesse formato, o XIV ENANPEGE havia sido, até então, o maior de todos os tempos, com pouco mais de 3600 inscrições. Contudo, o de 2023 superou essa marca e caminha para ser um dos maiores eventos científicos do país de todos os tempos. Destaca-se que o último evento da ANPEGE presencial, ocorrido em 2019 na cidade de São Paulo, contou com a participação de 1300 pesquisadores da área.

Para entender melhor

O XV ENANPEGE será o primeiro evento de pós-graduação em Geografia na região Norte do país, isso porque o prof. Adão Francisco é o primeiro presidente da ANPEGE que é da região Norte. O evento tem o apoio do Governo do Tocantins e da Prefeitura Municipal de Palmas.

Adão Francisco de Oliveira é professor do curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT, campus de Porto Nacional. Ele é historiador, sociólogo, doutor e pós-doutor em Geografia. Já foi coordenador deste programa por duas vezes e ainda ocupou os cargos na UFT de Diretor de Pesquisa; Assessor de Relações Institucionais; e Chefe de Gabinete em exercício. Adão foi ainda Secretário de Educação do Tocantins e Secretário de Cultura do Tocantins.

O evento terá a abertura e o encerramento no Centro de Convenções Parque do Povo, e o miolo acontecerá nas acomodações da UFT Palmas, próximo à Praia da Graciosa. Os participantes se distribuirão entre 75 Grupos de Trabalho e 24 mesas redondas. Além de convidados internacionais, espera-se a participação da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Fim do conteúdo da página