Página inicial > Últimas Notícias > Prograd realiza reunião com estudantes para alinhar procedimentos acadêmicos

Prograd realiza reunião com estudantes para alinhar procedimentos acadêmicos

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 19 de Mai de 2023, 17h20 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2023, 17h44

Na manhã da última terça-feira, 16 de maio, a Pró-Reitoria de Graduação da UFT (Prograd), juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT),  se reuniram com os representantes do corpo discente para alinhar os procedimentos acadêmicos referentes à matrícula, a serem tomados após o período de pandemia. Na ocasião, estiveram presentes o pró-reitor de Graduação, Eduardo Cezari; o representante do Diretório Central dos Estudantes da UFT, Maykon Alves; o representante do Diretório Central dos Estudantes da  UFNT e representantes dos Centros Acadêmicos de ambas as universidades. Também participaram da reunião a diretora de Registro e Controle Acadêmico, Daniela Borges do Nascimento; a coordenadora de Controle Acadêmico, Rafaella Lorena Ayres e a diretora de Registro e Controle Acadêmico da UFNT, Marcela Pereira.

O principal objetivo da reunião foi esclarecer sobre o retorno das publicações dos boletins de notificação de matrícula e os procedimentos que devem ser adotados por discentes que tenham infringido alguma norma do regimento acadêmico, como abandono, reprovação em todas as disciplinas e jubilamento e, ainda, reforçar que serão respeitados todos os benefícios concedidos durante o período da pandemia. Na oportunidade, os representantes do corpo discente foram informados dos trâmites o que os alunos que se encontram nessa situação devem fazer para apresentar recursos e justificativas para que a  matrícula seja regularizada. Também ficou estabelecido que o processo seguirá o trâmite normal com participação das secretarias acadêmicas, coordenações de curso e núcleos de apoio psicopedagógico. Durante a reunião, a Prograd também esclareceu que os estudantes em situação irregular serão notificados, a partir do dia 05 de junho, sobre sua situação. O informe sobre o início de envio das notificações pode ser acessado aqui.

O pró-reitor de Graduação, professor Eduardo Cezari, ressaltou que o procedimento tem como objetivo identificar as vagas que estão efetivamente ocupadas, mas que os estudantes terão a oportunidade de apresentar suas justificativas evitar o cancelamento da matrícula. “É um procedimento realizado em todos os semestres no sentido de identificar vagas que estão ocupadas, no entanto, o estudante não renova matrícula, não frequenta ou desistiu, mas não informou à universidade, infringindo o regimento acadêmico. Essas vagas são reofertadas no Extravestibular”, explicou o professor. Vale reforçar que todos os estudantes notificados terão direito à interposição de recursos  e envio de justificativas sobre a sua situação. Em breve, a Prograd divulgará mais informações sobre o assunto.

marcador(es): Prograd,Home,Estudantes