Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Capes e Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico selecionam propostas de projetos de pesquisa
Início do conteúdo da página
Cooperação Internacional

Capes e Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico selecionam propostas de projetos de pesquisa

Por CGCOM/CAPES | Edição: Glenda Barros | Publicado: Terça, 09 de Mai de 2023, 17h47 | Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2023, 17h46

Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa CAPES/DAAD – Probral, uma cooperação entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). De acordo com o Edital nº 9/2023, serão investidos até R$52,9 milhões em 30 projetos conjuntos de instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha. As candidaturas devem ser apresentadas às duas agências até as 17h de 28 de junho de 2023.

Os proponentes do Brasil podem verificar as informações na página do Programa no Portal da CAPES. Lá se encontram os links para inscriçõespreenchimento de formulário on-linetabela com valores das bolsas e espaço para envio de documentos. Interessados em participar pela Alemanha devem ficar atentos às diretrizes do DAAD.

Os prazos do Brasil incluem ainda o cadastramento de instituições no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), a ser feito até 21 de junho. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 26/6. O resultado será divulgado até 30/11 e as atividades dos projetos começarão a partir de janeiro de 2024. A indicação das bolsas acontece em março.

O investimento se dará ao longo de até quatro anos, tempo máximo de duração dos projetos. Serão até 12 bolsas no exterior por proposta, no limite de duas de doutorado-sanduíche e uma de pós-doutorado por ano. Os recursos também financiarão missões de trabalho e compra de materiais de consumo.

Sobre o Programa

Probral é uma ação executada em parceria entre a CAPES e o DAAD para ampliar a cooperação entre programas de pós-graduação de instituições brasileiras e alemãs para desenvolver e publicar pesquisas de alto impacto acadêmico, criando redes de pesquisa e de colaboração internacional. Além disso, incentiva o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa dos dois países e apoia a mobilidade de professores e pesquisadores, em nível de pós-doutorado, e alunos, em nível de doutorado.

registrado em:
marcador(es): Propesq,Editais,Home,Relinter
Fim do conteúdo da página