Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Central QualiTOPAMA rende defesas de dissertações e submissões de artigos científicos
Pesquisa

Por Denise Neves | Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 09h32 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 12h10

As pesquisas realizadas na fase diagnóstica da Central QualiTOPAMA, projeto desenvolvido no âmbito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), possibilitaram as defesas de duas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da UFT, e as submissões de artigos para periódicos científicos. “O projeto por meio de uma pesquisa diagnóstica situacional sobre a realidade dos serviços de saúde pública, nos 30 municípios selecionados, que compõem a REDE TOPAMA, obteve dados valiosos para produzirmos informações e conhecimento, em especial, relacionados à vigilância em saúde, com o objetivo de identificar os principais desafios na região e, consequentemente, propor algumas soluções para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o coordenador geral do projeto, o professor Dr. Paulo Fernando Martins (UFT).

Com essas produções acadêmicas, a equipe fecha o diagnóstico situacional inicial, com os 30 municípios parceiros. A Dra. Renata Junqueira, que orientou as pesquisas, aponta que ainda será publicado um diagnóstico final. “Antes de publicar, nos preocupamos em consolidar esses dados e subsidiar as intervenções de educação para os servidores”, explicou.

A última dissertação defendida foi da mestranda Wendy Moura Santis, no dia 31 de março, que descreve o perfil de servidores da saúde na região TOPAMA, gerando dados para o diagnóstico situacional dos 30 municípios que participam do projeto. “Através do autorrelato da maioria dos participantes, foram revelados vários pontos de fragilidade, como o baixo conhecimento do plano municipal de saúde por profissionais de saúde, básico conhecimento dos sistemas de informação em saúde e a baixa participação em ações de Educação permanente. Dentre os 14 itens avaliados, cinco apresentaram pontos que há necessidade de fortalecimento de ações”, explicou Wendy Moura Sanches, pesquisadora e bolsista da Central QualiTOPAMA.

A pesquisa foi realizada entre os anos de 2020 e 2022 e originou dois artigos, que foram submetidos nas revistas Desafios e Interfaces, pertencentes a programas de pós-graduação da UFT. “Escolhemos essas revistas porque avaliamos que a instituição merece publicar os resultados dos projetos que abraça”, ponderou a professora Dra. Renata Junqueira, orientadora da investigação.

Mais pesquisa

A primeira dissertação fruto da atuação de bolsistas no projeto QualiTOPAMA foi da, hoje mestre, Quézia Caterine de Melo Cavalcante. Ela defendeu a dissertação em 2022 e produziu dois artigos a partir da pesquisa realizada: um que descreve as dificuldade de se atingir as metas do PQAVS nos 30 municípios parceiros do projeto e outro mostrando o perfil de atingimento dessas metas pelas cidades.

“A Região TOPAMA é uma área de grandes desafios, com uma rede assistencial fragmentada e desarticulada, a região apresenta-se sem fluxo assistencial organizado, que compromete o processo de construção da Rede de Atenção e por vez, uma baixa cobertura das ações e serviços de saúde ofertados, o que provoca a migração da população, entre as 3 regiões, em busca de soluções para seus problemas se saúde”, destacou Quézia Cavalcante.

Os resultados dessas pesquisas, além de servirem para formar a base diagnóstica do projeto, foram fundamentais na etapa de desenvolvimento da formação educacional. “Foi importante e desafiador orientar esses trabalhos, pois essas pesquisas evidenciam a situação na rede de saúde da região TOPAMA e confirmam a ‘des’ organização dessa rede assistencial. Foi graças a esse diagnóstico que a gente conseguiu desenvolver e dar melhor destinação e objetivos às intervenções que seriam feitas nas demais etapas do projeto. Então, esses dados guiaram as intervenções e, também,  foram apresentados aos servidores que realizaram o curso de gestão e planejamento em saúde pública, que é um curso que extensão que ofertamos, justamente, por termos detectado que há uma carência de educação permanente em saúde dentre esses servidores”, destacou a professora Dra. Renata Junqueira.

Vale mencionar que este curso, no qual os indicadores da pesquisa diagnóstica são apresentados, já certificou 170 servidores e, este ano tem como meta certificar mais 150.

Por Ingrid Assis

marcador(es): PPGCS,Home,QualiTOPAMA