Página inicial > Últimas Notícias > UMA e Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa realizam premiação do Concurso Literário “O papel da pessoa idosa no século XXI”
Premiação

Por Ascom UMA | Edição: Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 09h32 | Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 10h47

Foi realizada, nesta quinta-feira, 22, em Brasília, a cerimônia de premiação do Concurso Literário promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH), em parceria com a Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento foi transmitido pelo canal do CNDI no YouTube.

Ao todo, foram premiados dez autores, sendo cinco que produziram redações e que receberam os seguintes valores: 1º lugar R$ 2.000,00; 2º lugar R$ 1.500,00; 3º lugar R$; 1.000,00; 4º lugar R$ 750,00; 5º lugar R$ 500,00. E cinco crônicas que receberam os valores: 1º lugar R$ 8.000,00; 2º lugar R$ 6.000,00; 3º lugar R$ 5.000,00; 4º lugar R$ 3.000,00 e 5º lugar R$ 2.000,00. Confira aqui os dez vencedores.

Os coordenadores da UMA, professora Neila Osório e professor Luiz Sinésio Neto, juntamente com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, António Costa, realizaram a premiação.

Em sua fala, Neila Osório destacou que foi uma honra coordenar o prêmio literário: “Na UMA, trabalhamos a intergeracionalidade já há dez anos, e poder coordenar esse prêmio é a consolidação de todo o nosso trabalho. Acreditamos que esse é o caminho para construir uma sociedade que respeita a velhice, por meio de políticas públicas que integrem crianças, jovens e velhos. Parabéns aos vencedores”.

Concurso Literário

O concurso foi lançado no dia 13 de setembro através do edital nº 01/2022 – Redação, que foi direcionado aos estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. A finalidade foi conhecer como os jovens brasileiros enxergam e interagem com as pessoas idosas e despertar, neles, a conscientização de que o envelhecimento é um caminho natural para todos. Já o edital nº 2 – Crônicas, que foi dirigido a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o objetivo foi incentivar a produção literária desse público e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.

Ao todo, o certame teve 231 redações e 267 crônicas inscritas que foram avaliadas por uma comissão técnica formada por doutores da área de linguagens. A iniciativa dos prêmios literários visou celebrar a década de 2021 a 2030, instituída como “Década do Envelhecimento Saudável”, conforme declarado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Por Assessoria de Comunicação da UMA

marcador(es): Proex,UMA,Home