Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Arraias participa de evento internacional para observação de aves
Global Big Day

Câmpus de Arraias participa de evento internacional para observação de aves

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2022, 13h20 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2022, 17h28

O Grande Dia da Observação de Aves pelo Mundo foi um evento bastante aguardado pela comunidade acadêmica do campus de Arraias

O Global Big Day, como é conhecido, é o dia em que observadores de aves de todo o mundo se empenham para registrar o maior número possível de espécies, em 24 horas. O Big Day ocorre duas vezes ao ano - em maio e outubro. O evento é organizado, desde 2015, pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Na edição ocorrida no último dia 8 de outubro, o curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, do campus de Arraias, teve uma participação significativa no evento. Registrando espécies de aves na reserva da UFT e entorno, integrantes do curso conseguiram classificar o Campus entre os Hotspots TOP10 para observação de aves no Tocantins.

Observação de aves vem ganhando espaço no Campus de Arraias

Desde o início deste ano, a observação de pássaros vem ganhando espaço no Campus por meio de diversas iniciativas, como o lançamento da Revista de Ecoturismo e práticas de ensino, pesquisa e extensão junto aos acadêmicos do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental e à comunidade. "O resultado do Big Day é fruto de um empenho progressivo por parte dos envolvidos no processo. Parabenizo a todos e, em especial, a professora Simone Mamede, como incentivadora da equipe!”, destaca a coordenadora do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, Ana Cláudia Sampaio.

Confira as impressões de alguns integrantes da iniciativa

“Neste Global Big Day, estivemos pelos quatro cantos do Brasil e do mundo observando as aves, esses seres encantadores que nos ensinam o prazer de coexistir. O número de espécies observadas pelo nosso país só nos mostra o quanto ele é biodiverso e nos alerta sobre a necessidade da conservação dos nossos ambientes naturais. Que possamos, todos os dias, sermos agentes de conservação e de proteção às diversas formas de vida" (Simone Mamede, professora do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental).

“Dentro do Ecoturismo, temos a observação de aves como uma atividade que integra o homem ao meio ambiente, numa perspectiva de sustentabilidade, respeito e valorização da biodiversidade. Ter nossos alunos participando do Big Day foi importante para o reconhecimento da diversidade de aves do Tocantins e consolidação do Estado como um promissor roteiro para a observação de aves” (Alice de Fátima Amaral, professora do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental).

“Foi muito prazeroso participar do Global Big Day e ver meu irmão, de 11 anos, empolgado com os pássaros que íamos vendo, sabendo os nomes de alguns e observando os detalhes de cada espécie. Para mim, o evento representou a união para a aprendizagem coletiva” (Luiz Felipe Cunha, aluno do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental).

“Fiquei feliz em contribuir para que nosso Campus estivesse entre os 'TOP 10' para observação de aves durante o Big Day! Foi uma experiência inesquecível, só tenho a agradecer por poder fazer parte desta conquista” ( Willian Soares Cunha, aluno do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental).

“Foi uma experiência muito enriquecedora participar do Big Day! E saber que o Campus de Arraias ficou entre os Top 10 Hotspots com mais registros de aves foi uma felicidade sem tamanho!” (Roze Graciela Ribeiro da Silva, aluna do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental).

Observação de aves.jpg (Foto: campus de Arraias/divulgação)