Página inicial > Últimas Notícias > I Workshop de Integração entre Universidade e Empresa lota auditório da Reitoria
DIÁLOGO

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2022, 11h09 | Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2022, 11h59

Workshop lotou o auditório principal da Reitoria, na manhã desta quinta-feira (18) (Foto: Samuel Lima/Sucom)Workshop lotou o auditório principal da Reitoria, na manhã desta quinta-feira (18) (Foto: Samuel Lima/Sucom)

Com auditório e salas lotadas, o I Workshop de Integração entre Universidade e Empresa, ação promovida pela Universidade Federal do Tocantins em parceria com a concessionária Energisa Tocantins, movimentou acadêmicos, docentes e servidores da Universidade Federal do Tocantins e também funcionários da concessionária de energia elétrica na manhã desta quinta-feira (18). Segundo Silon Procath, um dos organizadores do evento pela UFT, o Workshop faz parte das ações iniciais da formação da Agência de Inovação da UFT (Inovato).

A ação teve início às 8h30 no auditório do novo prédio da Reitoria da UFT, no Câmpus de Palmas.  Procath destacou que o evento serve ao propósito de promover a interação entre a universidade e o mercado, as empresas. "Esse evento nasceu de uma necessidade de nos aproximarmos das empresas e vice-versa. Toda empresa - pública ou privada - tem desafios internos que precisa superar para oferecer serviços de maior qualidade e se manter competitivas. Nós e o pessoal da Energisa visualizamos e montamos quais seriam esses desafios e trouxemos para dentro da Universidade para que seus pesquisadores, professores e discentes, visualizassem e apresentem soluções; em a empresa validando, vamos contruir projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em conjunto para que sejam financiados pela empresa e sejam executados pela Universidade com interveniência da Fundação de Apoio (Fapto)", explicou. Ainda segundo o coordenador da atividade pela UFT, outras empresas já estão sendo contatadas para que ações semelhantes sejam executadas.

Para o diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, a aproximação da empresa com a Universidade é salutar. "A gente presta um serviço público e a Universidade tem esse papel de desenvolvimento do conhecimento. Temos meios e necessidades que podem convergir com a universidade em nosso dia a dia, como o desenvolvimento do conhecimento em ciência de dados, área ambiental, social, enfim, uma série de necessidades da empresa que podem ser elementos de Pesquisa e Desenvolvimento dentro da própria academia, onde a empresa pode ajudar a universidade e vice-versa", pontuou.

Para o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, a ação é resultado do esforço institucional que a Universidade está fazendo, a partir da criação da Agência de Inovação (Inovato), com o intuito de atrair grandes empresas, de forma que estas se aproximem da academia. "Temos um conjunto grande de pesquisadores e estudantes que estão dispostos a pensarem soluções para gargalos dessas empresas; e, como contrapartida, as empresas estão dispostas a investir na pesquisa, na inovação, no desenvolvimento de soluções para seus grandes gargalos. Nosso papel institucional é aproximar das empresas e dialogar com elas, mostrando o grande potencial a ser explorado do ponto de vista intelectual, de conhecimento aqui dentro da Universidade". Ainda conforme o reitor, "o encontro de hoje marca o pontapé inicial desse diálogo e, a partir desse encontro, vamos afunilar para o desenvolvimento de alguns projetos. Essas grandes empresas normalmente têm fundos de investimento - a fundo perdido. Enxergamos isso como uma grande 'janela' de oportunidades, para que haja um financiamento da pesquisa, uma vez que os recursos estatais para investimento em ciência têm ficado a cada dia mais escassos". Para o reitor, ao promover a aproximação da  universidade com a sociedade, podem surgir soluções práticas para o dia a dia. "Estamos envolvendo estudantes, técnicos administrativos, professores e pesquisadores, e é importante dizer que isso cabe em qualquer área do conhecimento. A Universidade tem muito a contribuir com essas empresas", complementou.