Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa de projeto em comemoração ao centenário do livro Ulisses de James Joyce
Literatura

Por Joice Danielle Pereira | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 24 de Março de 2022, 18h00 | Última atualização em Quinta, 24 de Março de 2022, 18h00

O ano de 2022 marca o centenário da publicação do livro Ulisses - Ulysses no original, romance do escritor irlandês James Joyce. E como forma de comemoração ao centenário desta obra que revolucionou a literatura do século XX, a Embaixada da Irlanda no Brasil e o Consulado Geral da Irlanda em São Paulo, em parceria  com 18 universidades brasileiras, entre elas a UFT, estão promovendo o concurso “Ulysses 100 Pelos Olhos Brasileiros”.

O projeto consiste na interpretação visual  de cada um dos 18 capítulos da obra nas paredes das 18 universidades participantes. Para isso, foram lançados dezoito processos seletivos simultâneos para escolher um aluno ou um grupo de estudantes de cada universidade para produzir um mural de um dos capítulos do livro - a arte será na parede da instituição a que pertence o aluno contemplado.  O objetivo é explorar como a juventude brasileira  interpreta o livro Ulisses, 100 anos depois de sua publicação, além de incentivar e valorizar a arte e a literatura no Brasil.

Cada uma das instituições que estão participando do projeto fica responsável por um capítulo específico da obra. A UFT cuidará do capítulo 12, intitulado Ciclope. E para estimular e facilitar a leitura da obra pelos possíveis candidatos, a Universidade está promovendo a série “Conversas sobre Ulysses: Panorama e Ciclope” nos dias 13 e 19 de abril de 2022. A série é composta por três palestras, abertas a todos os interessados, e tem como objetivo principal debater a obra em questão.

A professora Rejane de Souza Ferreira, que é uma das debatedoras das palestras e também é a líder do projeto na UFT, ressalta a importância das Conversas sobre Ulysses na preparação dos alunos da UFT para a participação no concurso. “Esse é um evento que nós da UFT estamos fazendo para apoiar e incentivar os artistas da nossa universidade a conhecer mais a obra  e a se sentirem encorajados a participar do concurso da Embaixada. Ulysses é um livro muito volumoso e denso, isso muitas vezes acaba desencorajando sua leitura. Em contrapartida, é um livro que você pode começar a ler a partir de qualquer capítulo”. As inscrições para a série de palestras são gratuitas e podem ser realizadas por este link.

Sobre o concurso “Ulysses 100 Pelos Olhos Brasileiros” na UFT

Podem participar do processo seletivo  do concurso para fazer a representação visual do capítulo 12 do livro Ulisses na UFT, qualquer estudante da graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado de qualquer curso da Universidade. Alunos egressos também poderão se inscrever, mediante aprovação do professor líder do projeto na UFT.

As inscrições podem ser realizadas até 30 de abril de 2022. Para participar, os candidatos devem criar um esboço do mural a ser executado na parede da Universidade e preencher o formulário de inscrição disponível no site da Embaixada da Irlanda. O esboço juntamente com o formulário de inscrição devem ser enviados para a Embaixada através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., dentro do prazo das inscrições. A divulgação do resultado final do processo seletivo será em maio de 2022.

A seleção da arte vencedora terá como critério a pertinência ao tema do concurso, a criatividade, a originalidade, o aproveitamento das dimensões da superfície e consideração do espaço.  O projeto selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 2.000,00, e outro montante no valor máximo de R$ 2.000,00 para o custeio do material necessário para a execução do mural. Caso o projeto vencedor seja de um grupo de artistas, o prêmio será dividido igualmente entre eles.

O edital na íntegra, com todas as informações sobre o concurso  e o formulário de inscrição podem ser obtidos na página da Embaixada da Irlanda.

marcador(es): Home,Literatura