Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Educação Física promove a Semana do Sono
Tocantinópolis

Curso de Educação Física promove a Semana do Sono

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 23 de Março de 2022, 11h22 | Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2022, 11h30

O Curso de Educação Física do Centro de Educação, Humanidades e Saúde de Tocantinópolis, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), como parte da campanha realizada pela Associação Brasileira do Sono, promove a Semana do Sono. O evento acontece em todo o território nacional para conscientização social sobre a importância do sono para a saúde física e mental.

Como parte dessa Campanha, o Curso de Educação Física desenvolveu o Projeto “Sono ao longo da vida”, vinculado ao Programa Alvorecer, que tem como alvo alunos e professores. A I Semana do Sono tem como tema “Sono de qualidade, mente sã, mundo feliz”, e ocorre no período de 21 a 25 de março, pelo canal do YouTube. O objetivo é apresentar informações relacionadas ao sono de boa qualidade, prática imprescindível em todo o ciclo de vida do indivíduo, e enfocando que os bons hábitos do sono são um processo necessário para envelhecer com saúde e melhor qualidade de vida.

Para o coordenador do Projeto, professor Filipe Grangeiro, o sono é um estado essencial para o organismo humano. "Entretanto, quando o indivíduo não alcança as horas necessárias de sono, seja por alguma causa psicológica, orgânica, social e/ou ambiental, desencadeiam-se os transtornos do sono. Com a pandemia da COVID-19, os transtornos do sono se potencializaram e, durante o período da quarentena, foi verificado uma queda no bem-estar físico e mental dos indivíduos que passaram por essa limitação", destaca.

O Professor complementa que "tal condição foi relacionada também à diminuição da qualidade do sono. Sendo assim, o desenvolvimento de ações dessa natureza corrobora para um melhor planejamento de estratégias educacionais voltadas não só para aumentar o conhecimento da população sobre o hábito de sono, mas também para minimizar complicações dos transtornos do sono ao longo da vida das pessoas envolvidas".

Para quem deseja participar do evento, as inscrições são realizadas por meio do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5zW8gXJac2aIGlG3gGF99oopTUGx6LdjR-Wp7TV3Km-FQZQ/viewform