Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus da UFT se preparam para o retorno às aulas
retomada

Câmpus da UFT se preparam para o retorno às aulas

Por Virgínia Magrin | Revisão: Gihane Scaravonatti | Publicado: Sábado, 05 de Março de 2022, 10h01 | Última atualização em Segunda, 07 de Março de 2022, 14h24

Depois de quase dois anos de aulas online, é hora de voltar ao presencial. O retorno está marcado para a próxima segunda-feira, dia 07 de março, e, além da expectativa dos novos encontros e reencontros, cada câmpus tem trabalhado muito para que este retorno seja não só seguro, mas agradável e tranquilo. Para isso, estão sendo providenciadas a limpeza, adequação dos espaços, sinalização, entre tantos outros detalhes.

Arraias

No Câmpus de Arraias, conhecida como a cidade das colinas, a equipe tem trabalhado muito. Os espaços foram preparados conforme as orientações sobre os protocolos de biossegurança, tais como o uso de máscara e distanciamento. Também foram instalados vários cartazes, dispensers para álcool em gel no Câmpus e na Casa do Estudante.

Além disso, a Assistência Estudantil, juntos às Coordenações de Curso, está organizando um momento de recepção para todos os estudantes e os cursos preparam um momento especial para os calouros, cada um ao seu modo.

O diretor do Câmpus de Arraias, Antonivaldo de Jesus (Tony), conta que, passado esse período do ensino remoto, toda a comunidade acadêmica está ansiosa para o retorno seguro e gradual: “Nós temos a possibilidade de motivar mais nossos alunos por conta da presencialidade. Muitos dos nossos alunos ainda não conhecem seus professores presencialmente. Será um momento muito bacana de proximidade, acolhimento e calor humano, que certamente contribuirá para um processo de formação com a qualidade que os nossos cursos oferecem”.

Gurupi

Em Gurupi, desde o início de janeiro a equipe tem se preparado para receber a comunidade acadêmica da melhor maneira possível.  Para tanto, estão sendo realizadas diversas obras no Câmpus com o objetivo de se adequar às regras de biossegurança para uso de espaços coletivos (corredores, pátios, áreas de lazer), que estão definidas no Protocolo de Biossegurança da UFT.

Entre os serviços que estão sendo realizados, estão: a instalação de equipamentos de higienização individual; manutenções preventivas e corretivas nas instalações elétricas e climatização. Também estão sendo realizadas a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado; substituição de peças danificadas em salas e laboratórios; a instalação de dispensadores de álcool em gel (totem e de parede) nas entradas e circulação dos prédios, e nos corredores das salas de aula, entre outras ações. Também foram instaladas as novas placas de identificação das salas, laboratórios e demais espaços.

O Restaurante Universitário também volta a funcionar no próximo dia 7 de março, com café da manhã das 6h30 às 8h e almoço das 11h às 14h. O diretor do Câmpus de Gurupi, Rodrigo Tavares, falou sobre o retorno do Restaurante Universitário, ao agradecer a parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest): “Eles nos ajudam na gestão da política de assistência estudantil e, com o RU, queremos ajudar o estudante a permanecer no curso, pois oferecemos uma alimentação de qualidade, com um cardápio nutritivo, regional, com auxílio e valores acessíveis”.

Palmas

No Câmpus de Palmas, o maior da Universidade, o trabalho para recepcionar calouros e veteranos não para também. No que diz respeito à parte estética, estão sendo preparadas as vias com sinalização e limpeza para garantir a segurança dos usuários; postes e bancos estão sendo pintados e a jardinagem, mesmo sendo um desafio em tempo de chuva, está sendo cuidada constantemente. Isso só foi possível com uma parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Palmas.

Também estão sendo preparadas as sinalizações educativas, dispensers com álcool já foram instalados em todos os blocos e o álcool será colocado no final de semana. Quanto à alimentação, uma lanchonete já volta a funcionar na segunda-feira (07) e o RU também. A única diferença do RU é que, agora, ele vai poder receber apenas 120 pessoas por vez.

O diretor do Câmpus de Palmas, Moisés de Souza Arantes Neto, ressaltou que a equipe está preparando uma série de eventos entre os dias 07 a 11 de março, em todos os períodos - manhã, tarde e noite. “Estamos com uma expectativa muito positiva, pois o sentimento de pertencer à Universidade vem muito desse contato físico. Os alunos estão com essa expectativa e toda a equipe se empenhou muito para tornar essa experiência segura e agradável. Que todos venham com esse espírito alegre, mas lembrando dos cuidados que devem ser tomados”, afirmou ele.

Porto Nacional

Em Porto Nacional, a movimentação não é diferente. Por lá, foram arrumados o cabeamento do RU, instalação da catraca do RU, espaçamento nas salas de aula, instalação de dispensadores de álcool em gel nos corredores, manutenção nos aparelhos de ar condicionado, limpeza geral interna e externa, instalação do material de comunicação e manutenção dos elevadores.

Além disso, lançaram o edital da Casa do Estudante com mais de 40 vagas, fizeram reunião com a equipe de terceirados, testaram os data shows das salas de aula, compraram máscaras com visor para os professores e interpretes do curso de Letras-Libras  e cuidaram de toda a parte de roçagem e jardinagem - este último, com a parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

A diretora do Câmpus de Porto Nacional, Etiene Fabbrin Pires Oliveira, explicou, ainda, que o Câmpus foi acometido por dois raios no mês de fevereiro, deixando-os sem Internet. “Os esforços estão todos voltados para essa questão, com instalação de novos equipamentos de segurança”, garantiu ela. As lanchonetes e RU voltam dia 14 de março.

Saiba mais sobre o retorno às aulas presenciais da UFT:

marcador(es): Volta às Aulas,Home