Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Engenharia de Alimentos recebe financiamento para pesquisa de extensão com produtores de mandioca
oportunidade

Por Virginia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 15h10 | Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 15h32

O projeto denominado “Produção de biscoito enriquecido com farinha da folha de mandioca (Manihot esculenta)”, por meio do Laboratório de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Lafruhtec), foi selecionado em edital que concorria com pesquisadores de São Paulo e do Paraná, pela Fundação Nagib Nassar Para Desenvolvimento Científico e Sustentável. O edital foi aberto para seleção de pesquisas de extensão com produtores de farinha de mandioca e agricultores de mandioca. O contemplado receberá um custeio de 15 mil reais.

O trabalho selecionado é coordenado pela técnica do laboratório, Renata Costa França, e visa incentivar produtores de farinha de mandioca a dar novos usos ao produto, tal como a produção de biscoitos, que também tem um apelo nutricional pela adição de proteína através da folha da mandioca. O projeto também conta com o apoio do coordenador do laboratório, professor Aroldo Arévalo Pinedo.

Renata fala que o projeto está de portas abertas para os agricultores de mandioca e produtores de farinha de mandioca do estado: “Os agricultores podem nos contatar para doação da folha de mandioca e os produtores de farinha receberão treinamento para fabricação do biscoito”, explica a coordenadora do projeto.

Além disso, ela conta que o trabalho é importante como forma de ajudar a combater a “fome oculta”, originária da deficiência de nutrientes, proteínas e minerais. “O projeto  incentivará os produtores de farinha de mandioca a produzirem um produto mais nutritivo, utilizando a própria fabricação de farinha, e contribuirá para o desenvolvimento econômico dessa comunidade através da transferência de tecnologia, por meio da produção do biscoito que será realizada pela Universidade”, explica Renata.

Seleção de bolsistas

O projeto já conta com alguns alunos voluntários e agora vai abrir seleção para bolsista. O selecionado terá a oportunidade de treinar em laboratório, tanto de produção, como de análise de alimentos.

A seleção será para estudantes do curso de Engenharia de Alimentos ou Nutrição da UFT. Os interessados devem se inscrever no período 25 a 29 de agosto. De acordo com o edital de seleção, o aluno deve estar cursando a partir do 4º período, o valor da bolsa é de R$400,00. Todos os detalhes da seleção você confere no edital clicando aqui.

Outras informações também podem ser obtidas com a Coordenação do projeto, pelo telefone (63) 992410747.