Página inicial > Últimas Notícias > Avaliação sobre o enfrentamento da pandemia Covid-19 é destaque no Relatório Institucional 2020
CPA

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 26 de Abril de 2021, 01h23 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 17h34

Devido a situação atípica de enfrentamento à Covid-19, que teve início em meados do mês de março de 2020, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) realizou sua campanha de avaliação no ano passado com foco no impacto na comunidade acadêmica e nas ações desenvolvidas pela UFT, devido ao momento de pandemia vivenciado. Os resultados dessa pesquisa já podem ser visualizados aqui. A CPA divulgou o Relatório de Avaliação Institucional em sua página no portal da UFT, como também está disponível no sistema do Ministério da Educação (MEC), e-mec.

De acordo com a presidente interina da CPA, Mariela Cristina Ayres de Oliveira, o Relatório de Avaliação Institucional 2020 retratou a profunda alteração nas dinâmicas acadêmica e administrativa, duramente impactadas pela pandemia da Covid-19. "Neste sentido, o questionário disponibilizado a comunidade acadêmica na Campanha de Avaliação Institucional foi inteiramente adaptado, a fim de retratar como docentes, discentes e técnicos-administrativos enfrentaram os desafios impostos pela nova realidade, como a suspensão das atividades presenciais não essenciais, o retorno das aulas por meio remoto, as adaptações nas atividades de pesquisa e extensão, a preocupação com a fragilização das condições de permanência dos estudantes da graduação, entre outras questões. O Relatório também compreendeu o encerramento do triênio 2018, 2019 e 2020. Sob essa perspectiva, o documento realizou a um balanço do período, destacando as reduções no repasse orçamentário anual e os desafios a gestão superior, Direções de Campus e Coordenações de Cursos no sentido de unir esforços, a fim de reestruturar políticas e ações", explica.

O Relatório de Avaliação Institucional UFT 2020 contou com a percepção de técnicos, docentes e discentes ainda sobre questões fundamentais da UFT, divididas em cinco eixos:

- planejamento e avaliação institucionais;
- desenvolvimento institucional;
- políticas acadêmicas;
- políticas de gestão;
- infraestrutura.

Com os dados obtidos por meio da participação da comunidade universitária é possível avaliar o desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade; o nível de transparência das ações; a qualidade da infraestrutura - entre outras questões - o que possibilita subsidiar o planejamento e adequação das políticas acadêmicas e institucionais executadas pela gestão superior.

Relatórios

Os relatórios das avaliações anteriores também estão disponíveis na página da CPA. O Relatório de Avaliação Institucional constitui um documento de grande relevância, pois ao mesmo tempo que traz a percepção da comunidade acadêmica sobre a condução das ações na UFT, também auxilia a gestão no processo de elaboração/adequação/aprimoramento de políticas, bem como no processo de tomada de decisões.

O que é essa Avaliação?

A Avaliação Institucional faz parte do processo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, a partir do qual toda Instituição Federal de Ensino Superior deverá promover, anualmente, uma campanha de avaliação. A CPA é um órgão de representação acadêmica e social permanente, responsável pelo processo de avaliação interna institucional.