Página inicial > Últimas Notícias > Licenciatura em Biologia (Araguaína) oferta 40 vagas para ingresso no Sisu e PSC
Só Vem

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 21h39 | Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2021, 17h36

Com objetivo de formar professores, o curso de Licenciatura em Biologia, no Câmpus de Araguaína, tem duração de oito semestres (quatro anos). Oferece 40 vagas para ingresso na graduação, em dois processos seletivos distintos - o Processo Seletivo Complementar (PSC), com 20 vagas; e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferta outras 20 vagas.

O curso teve seu funcionamento iniciado em 2009, e integra o rol de cursos criados por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), na Universidade Federal do Tocantins, em 2007 (veja mais detalhes na página interna do curso).

O corpo docente conta com 17 professores. O cursos possui programas e projetos como a Semana Acadêmica e a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

De acordo com a professora, Domenica Palomaris, um dos diferenciais do curso é que desde do primeiro período os professores tem projetos voltados a área para a licenciatura como o Pibid, Residência Pedagógica e o projeto com apoio financeiro do CNPq do professor Gecilane Ferreira - Feira de Ciências do estado do Tocantins- do qual fazem parte todos docentes do curso. "Os alunos também tem a oportunidade de atuar na pesquisa básica pois, nossos docentes de projetos nos programas de Pós Graduação da área de saúde pública, ensino de ciências e políticas públicas. Também há oportunidade de participar de grupos de pesquisa e monitorias de disciplinas", explica.

Mercado de Trabalho

O profissional licenciado em Biologia deverá atuar como docente nas últimas séries do ensino fundamental e no ensino médio e, também, deverá ter desenvoltura para buscar alternativas educacionais, planejamento e organização de laboratórios para o ensino de biologia, analisar criticamente materiais didáticos e paradidáticos e elaborar programas para o ensino da disciplina.

Sisu e PSC 2021/1

O ingresso no curso de Licenciatura em Biologia do Câmpus de Araguaína pode ocorrer por duas formas para este semestre 2021/1: Pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo SIstema de Seleção Unificada (Sisu). Veja abaixo como proceder em cada um dos processos:

No Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1 o curso oferta dez vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril, estão ofertadas outras dez vagas para o curso de Enfermagem. Estas vagas estão divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui). Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.