Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Engenharia Ambiental tem pesquisas e projetos de extensão em diversas áreas
SÓ VEM!

Por Helô Pereira | Edição: Samuel Lima | Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 17h13 | Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 17h13

O curso de Engenharia Ambiental tem por objetivo principal a formação a formação de profissionais com competências e habilidades para atuarem na área de planejamento, tecnologia  ambiental, gestão e monitoramento do meio ambiente. A graduação é ofertada pela UFT, no câmpus de Palmas.

Ao longo da graduação, o aluno será assistido por um corpo docente composto por 26 professores, doutores e mestres na área. As linhas de pesquisas disponíveis aos discentes são as seguintes:

• gestão de resíduos sólidos,
  • poluição ambiental,
  • preservação da biodiversidade,
  • saneamento,
  • análise de riscos ambientais,
  • economia ambiental,
  • modelagem de ecossistemas,
  • energias renováveis e alternativas entre outras.

Essas linhas estão vinculadas aos mestrados e doutorados aos quais os professores do curso estão vinculados como, por exemplo:

Os projetos de extensão também são um dos atrativos do curso. O Projeto Quelônios da Amazônia, envolve alunos e pesquisadores do curso e também a comunidade externa. Outra ação de destaque é o “Polinizando o saber on-line” que envolve a criação de abelhas sem ferrão em casa, integrando o conhecimento científico do professor e seus alunos com a comunidade externa.

Confira, na galeria abaixo, algumas imagens de atividades de extensão relacionadas ao curso

O coordenador do curso, Moisés de Souza Arantes, comenta que a profissão do engenheiro ambiental é atemporal, e não tem uma grande desvalorização com as altas e baixas do mercado de trabalho. “Estamos preparando nossos alunos para que desenvolvam competências e habilidades que o coloquem como um projetista de soluções, que sejam sustentáveis e ambientalmente amigáveis. Para desenvolver essas competências e habilidades em nossos alunos contamos com um corpo docente preparado e uma infraestrutura de mais de 15 laboratórios, além de estarmos preocupados com a formação do aluno como pessoa, com a sua função social depois de formado, o quanto ele irá contribuir com a própria família e também com a sociedade ao seu redor.”, conta Arantes.

Sisu e PSC 2021/1

Pelo Sisu a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas) e usará a nota do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem de 2020). E As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no PSC 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!