Página inicial > Últimas Notícias > Curso de História do Câmpus de Porto oferta 40 vagas para entrada na UFT
SÓ VEM

Curso de História do Câmpus de Porto oferta 40 vagas para entrada na UFT

Por Denise Neves | Edição: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 09h39 | Última atualização em Domingo, 21 de Março de 2021, 11h50

O curso de licenciatura plena em História do Câmpus de Porto Nacional está com 40 vagas para o ingresso na Universidade, sendo 20 vagas pelo Sisu 2021/1 (para os alunos que tiverem feito o último Enem de 2020) e 20 vagas pelo Processo Seletivo Complementar – PSC (onde o candidato pode usar as notas do Enem dos anos de 2017, 2018, 2019 ou 2020).

Histórico do Curso

O Curso de História do Câmpus de Porto Nacional foi criado em 1985 pela Faculdade de Filosofia do Norte Goiano (Fafing) e foi reconhecido pela Portaria MEC nº 1782 em 14/12/1992, quando pertencia à Universidade do Tocantins (Unitins). Com a criação da UFT, no ano de 2000 o curso passou a ser da então Universidade Federal do Tocantins.

Atualmente possui um quadro docente de 18 professores, dos quais 17 são doutores e um doutorando. Ele é ofertado no período matutino e tem duração mínima de 8 semestres.

Objetivos e atuação do egresso

O principal objetivo do curso é formar profissionais capazes de dominar as linhas gerais dos processos do conhecimento histórico em suas várias dimensões e interfaces. O egresso poderá atuar no magistério da educação básica (ensino médio e fundamental) das redes pública e privada. Ele tem a duração mínima de 8 semestres.

Para isso o curso possui os seguintes Grupos de Pesquisa:

• Arquivo e Cultura Escolar;
  • Grupo de Pesquisas em História das Populações Amazônicas;
  • História, memória e narrativas latino-americanas;
  • Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades – Neucidades;
  • Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais da UFT;
  • Grupo de Estudos Medievais e Renascentistas (Medium Ævum);
  • OPTE - Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais;
  • Envelhecimento Humano - Pro-Gero.

O Curso possui ainda:

• Núcleo de Estudos e Assuntos Indígenas (NEAI): Criado em 2003 e tem como objetivo realizar atividades de pesquisa, ensino e extensão com temáticas ligadas aos povos indígenas que vivem no Estado do Tocantins.
  • Laboratórios de Arqueologia Histórica/Pré-Histórica & Educação Patrimonial (LAPHIS): tem por finalidade o apoio, a promoção, a execução, direta e indiretamente de planos, programas, projetos e atividades relacionados com a preservação, a pesquisa, a documentação e a valorização e preservação do Patrimônio histórico-cultural Paisagístico Natural e Urbano, Arqueológico Histórico/pré-histórico e Educacional bem como de iniciativas voltadas para a preservação e desenvolvimento da Educação Patrimonial, no Estado do Tocantins e nos demais Estados da Federação, em âmbito nacional e internacional.
  • Laboratório de Documentação Histórica: criado em 2007, tem como objetivo a aquisição, preservação e guarda de acervos de microfilmes de jornais e periódicos do século XIX que versam sobre História do Brasil Império e História Regional. São 530 rolos de microfilmes reproduzidos pelo Plano Nacional de Microfilmagem, MINC e Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Seu público alvo são os estudantes e pesquisadores da área de História.
Revista Antígona

O curso de História de Porto Nacional juntamente com o Programa de Pós-graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam) publicam, de forma online a Revista Antígona. A publicação semestral traz pesquisas dos docentes e alunos no campo de História, Educação e áreas afins.

Surfando nos acervos digitais

Professores e discentes do curso de História, do Câmpus de Porto Nacional estão desenvolvendo um projeto de extensão com o objetivo de orientar alunos, pós-graduandos e professores da rede pública no uso dos acervos e arquivos digitais, tanto na pesquisa quanto no ensino que se chama “Surfando nos acervos digitais”. As oficinas são realizadas quinzenalmente em dois encontros na semana, às terças-feiras e quintas-feiras (entre as 15h e 17h), de forma virtual via Google Meet e após disponibilizadas pelo canal do Youtube do Câmpus.

Sisu e PSC 2021/1

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!