Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Matemática do Câmpus da UFT/UFNT de Araguaína oferta 40 vagas
SÓ VEM

Curso de Matemática do Câmpus da UFT/UFNT de Araguaína oferta 40 vagas

Por Denise Neves | Edição: Samuel Lima | Publicado: Sábado, 13 de Março de 2021, 23h06 | Última atualização em Domingo, 21 de Março de 2021, 12h29

Composto de 19 docentes, sendo destes 11 doutores (as), seis mestrandos/doutorandos e dois mestres, o Curso de Matemática da UFT/UFNT em Araguaína está com 40 vagas para o ingresso na Universidade, sendo 20 vagas pelo Sisu 2021/1 (para os alunos que tiverem feito o último Enem de 2020) e 20 vagas pelo Processo Seletivo Complementar – PSC (onde o candidato pode usar as notas do Enem dos anos de 2017, 2018, 2019 ou 2020). Ele é ofertado na modalidade licenciatura, presencial, no período matutino e tem duração mínima de oito semestres.

O foco principal do curso é a formação inicial do futuro professor de Matemática, de modo que, em seu movimento de formação (inicial e continuada) este profissional necessita construir tanto saberes matemáticos quanto saberes didático-pedagógicos, além da necessidade de desenvolver um senso crítico-reflexivo.

Linhas de Pesquisa

O curso possui três linhas de pesquisa. São elas:

• Matemática:

- Análise

- Álgebra

- Geometria

- Equações Diferenciais

- Matemática Aplicada

- Estatística

• Educação Matemática

- Etnomatemática

- Formação de professores de matemática

- Relações entre História, Filosofia e Educação Matemática

- Tecnologias da Informação e Comunicação

- Didática da Matemática e Laboratório de Ensino de Matemática

• Educação

- Formação de professores

- Psicologia da Educação

- Teorias de Currículo

- Estudos foucaultianos

Para o coordenador, professor Adriano Fonseca, “a preocupação geral do Curso é formar um profissional que contribua significativamente para a melhoria da qualidade da Educação no Estado do Tocantins e estados circunvizinhos. No entanto, a docência na Educação Básica não é o único caminho que pode ser trilhado. Muitos alunos ao longo de sua trajetória percebem sua afinidade com o campo de estudo e pesquisa da Matemática Pura e Aplicada ou com o campo da Educação Matemática. Assim, muitos egressos do curso seguem este caminho acadêmico da pós-graduação (Mestrado e Doutorado), sendo que alguns deles atualmente são professores efetivos nos cursos de Matemática da UFT."

Estrutura do Curso

O Curso de Matemática conta com dois laboratórios:

Laboratório de Ensino de Matemática (LEM): eles tem uma página no instagram @lemuft

Laboratório de Informática da Matemática (LMat)

Além disso, o Curso oferece a Especialização em Educação Matemática que tem como público-alvo os educadores matemáticos, sejam eles licenciados em Matemática ou em ciência com habilitação em Matemática.

Mais informações sobre essa especialização você encontra na página do curso de pós-graduação.

Mais informações sobre a Licenciatura em Matemática do Câmpus de Araguaína da UFT/UFNT podem ser acessadas na página do curso.

Sisu e PSC 2021/1

Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As  inscrições  para  os  cursos,  cujas  vagas  serão  ofertadas  no  Processo  Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do   dia   09 de  abril  de   2021, observado   o   horário   oficial   de   Brasília (DF), exclusivamente    pela    Internet,    por    meio    do    Portal    do    Sisu,    no    endereço http://sisu.mec.gov.br.

Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).

Já no Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abriu oficialmente o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.

O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!