Página inicial > Últimas Notícias > Projeto em Tocantinópolis avalia nível de atividade física durante a pandemia
EDUCAÇÃO FÍSICA

Projeto em Tocantinópolis avalia nível de atividade física durante a pandemia

Por Ana Carolina Monteiro (*) | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 15 de Dezembro de 2020, 09h39 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 18h06

No Câmpus de Tocantinópolis, a professora do curso de Licenciatura em Educação Física, Alesandra Araújo de Souza, em parceria com o professor Sanderson Soares, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), está desenvolvendo um projeto de pesquisa para avaliar se as pessoas estão se exercitando durante o período de isolamento provocado pela pandemia da Covid-19.

O projeto, denominado “Atividade Física, Comportamento Sedentário e Marcadores Psicofisiológicos durante e após a pandemia da Covid-19", terá duas fases. A primeira, realizada de julho a novembro, foi observacional e feita por meio de questionários sobre sono, atividade física, estresse, além de variáveis sociodemográficas. A segunda ocorrerá presencialmente, após a chegada da vacina contra o coronavírus, por medida de segurança.

As análises dos questionários foram iniciadas há apenas duas semanas, considerando que as respostas ainda foram enviadas até o final do mês de novembro. De antemão, segundo a idealizadora do projeto, pode-se adiantar que uma parcela muito pequena dos entrevistados conseguiu se manter fisicamente ativo durante a pandemia. "Essas mesmas pessoas relataram baixa percepção de estresse e de problemas relacionados ao sono durante os meses em que estão isolados". Segundo ela, estes dados são importantes, pois serão utilizados para os pesquisadores conseguirem realizar a etapa presencial do projeto.

Segundo os pesquisadores, atualmente o projeto está em fase de análise dos dados. Além dos docentes, o trabalho conta com a participação de duas bolsistas do IFRN, Beatriz e Tatiana. Contudo, na fase presencial, será preciso integrar mais alunos do curso de Educação Física, em Tocantinópolis. “Nós pretendemos realizar também interações virtuais. Ainda não o fizemos porque só temos ainda as respostas dos questionários. Eu e o professor Sanderson, juntamente com as duas alunas, realizaremos outro projeto, sobre as práticas de lazer realizadas durante a pandemia, mas ainda não iniciamos porque está em tramitação no comitê de ética” adianta Alesandra.

(*) Estudante de Jornalismo em atividade para a disciplina Estágio Supervisionado I