Página inicial > Últimas Notícias > Ação do HDT-UFT reforça a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis
DEZEMBRO VERMELHO

Por Daianni Parreira | Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 17h08 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 17h08

Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C detectaram casos reagentes em Araguaína (TO).

Equipe composta por profissionais de várias áreas (psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais) do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) realizaram na ultima sexta-feira (04), em parceria com o Setor de Ações em Saúde da UFT,182 testes rápidos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs): 49 HIV, 37 Sífilis e 48 Hepatite B e 48 Hepatite C. A unidade hospitalar é filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas para Araguaína (TO) e região.

O evento faz alusão ao “Dezembro Vermelho”, campanha Mundial de Luta contra o HIV/AIDS e demais ISTs, e nesta edição traz o tema “Sua vida é mais forte que a AIDS”. De acordo com a chefe da Unidade de Doenças Infectoparasitárias, enfermeira Gilmara Cruz e Silva Lacerda, a ação realizada no Câmpus da UFT/Cimba foi bem proveitosa, principalmente por terem conseguido trabalhar a prevenção das ISTs e levar a comunidade as orientações em saúde, e ao mesmo tempo, oportunizar um diagnóstico precoce, por meio da testagem rápida.

A enfermeira destaca que o uso do preservativo é essencial para a evitar o contágio dessas doenças, "mas caso ocorra sexo desprotegido, temos a PEP (Profilaxia Pós Exposição ao HIV), que é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) disponível no SUS. Porém, o teste para saber a sorologia também tem que fazer parte da rotina, caso ocorra sexo desprotegido. Hoje temos mais de mil pessoas que vivem com HIV e fazem acompanhamento e tratamento no hospital, o uso da medicação (TARV) e a assistência com a equipe multiprofissional proporciona uma vida com mais qualidade aos usuários, por isso a importância do diagnóstico precoce”, explica.

Devido a pandemia, e toda a adequação para receber os pacientes de Covid-19, além do remanejamento de profissionais, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do HDT-UFT suspendeu o serviço momentaneamente, porém as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertam a testagem no município por agendamento.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT