Página inicial > Últimas Notícias > Consepe aprova creditação da extensão nos cursos de graduação
Currículo

Consepe aprova creditação da extensão nos cursos de graduação

Por Caroline Falcão | Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 21h19 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 15h24

Em reunião Extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ocorrida na manhã desta terça-feira (8), foi aprovada a creditação da Extensão na universidade que objetiva a inclusão das atividades de extensão nos cursos de graduação. A reunião foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da UFT no Youtube.

A UFT, desde o ano de 2017 vem discutindo o processo de mudança para a implantação das diretrizes que estão regulamentadas na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, sendo regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES de 18 de dezembro de 2018. A normativa prevê a inclusão da Extensão nos currículos e projetos pedagógicos dos cursos de graduação, sendo que as Instituições de Ensino Superior (IES) têm até o dia 14 de dezembro de 2021 para implantação e adequação dos novos conceitos e princípios para a Extensão em todo sistema de Educação Superior Brasileiro, estabelecendo novos parâmetros de avaliação, registro e planejamento das ações de extensão.

Creditação

A inserção da extensão nos currículos funciona como creditação de um percentual de 10% na carga horária total do curso em programas e projetos de extensão cadastrados na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) em todos os currículos da graduação de extensão. Segundo a pró-reitora Maria Santana Ferreira, a Universidade já vinha promovendo capacitações para os comitês setoriais nos Câmpus da UFT, bem como para os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE's), para a compreensão da normativa no que diz respeito a curricularização da extensão. Agora, com a aprovação pelo Consepe, os currículos serão reorganizados, assim como os documentos legais da Universidade.

Maria Santana coloca que o próximo passo é trabalhar com os Colegiados para a reformulação do Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC's) e readequação do currículo para essa nova metodologia de trabalho. "Será também realizado um guia de orientação para os cursos sobre a construção da política de extensão", acrescenta. Ela ainda destaca os pontos positivos dessa creditação que são para a universidade, ter as atividades de extensão socialmente referenciadas e a melhoria da qualidade do ensino no que tange a aprovação dos estudantes, "pois a extensão universitária é uma forma de flexibilização e trabalha a interprofissionalidade e a prática curricular da graduação, outro ponto é o crédito para o professor que realiza a extensão ter no seu encargo didático esse trabalho computado", diz.

marcador(es): Proex,Prograd,Home