Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do Grupo de Apoio à Terceira Idade é premiado no Seminário de Extensão
TOCANTINÓPOLIS

Projeto do Grupo de Apoio à Terceira Idade é premiado no Seminário de Extensão

Por Silene Lima (*) | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 08h00 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 17h38

O Grupo de Apoio à Terceira Idade (Gati) é um projeto de extensão vinculado ao Curso de Pedagogia do Câmpus de Tocantinópolis, que busca acolher idosos atendidos em outros projetos desenvolvidos no âmbito da UFT e da Prefeitura Municipal. "É um espaço de acolhida ao idoso oriundo de outros espaços/projetos (UMA,Cras, entre outros) e também, um espaço socioeducativo e intergeracional que contribui com a qualidade de vida dos idosos de Tocantinópolis", define Fabíola Andrade Pereira, professora orientadora do projeto, que foi premiado em terceiro lugar no IX Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, realizado no final de outubro.

Para a orientadora, “é também, um espaço de troca e partilha que procura por meio de suas atividades, articular ações que busquem colocar em prática os conhecimentos aprendidos pelos licenciandos dos cursos de Pedagogia, Educação do Campo, Educação Física e Ciências Sociais”, explica a professora orientadora.
Segundo Fabíola, o projeto foi implantado em 2017 e vem sendo desenvolvido desde então.

Cinco alunos da graduação estão envolvidos no projeto: Larissa Correia, que é bolsista Pibex; Aline Noronha de O. Souza; Dirceu L. D. Borges (que, inclusive, já defendeu seu TCC e usou o Gati como um dos focos de sua reflexão); e, ainda, Tatiane Maiza Tavares e Karla Mayane da Silva. Da pós-graduação, participa o mestrando Wellington Mota de Sousa.

Para Fabíola, "o impacto social do projeto e o êxito de suas ações junto aos idosos, sobretudo, neste contexto de pandemia, deram a ele, um destaque especial". O projeto então, foi premiado no IX Seminário de Extensão Cultura e Assuntos Comunitários de 2020. No evento, foi apresentado o trabalho sob o título "Gati - Grupo de Apoio da Terceira Idade: reflexões preliminares à luz de uma experiência extencionista".

Ação em comunicação e recursos multimídia

Larissa explica que atua no projeto como bolsista desde maio, mas que antes já atuava como voluntária. Ela fala da preocupação que tiveram no início da pandemia: "Como manter o projeto? Como levar à frente um projeto com idoso naquele atual cenário? Então ficou resolvido que tudo seria feito através dos canais de comunicação e dos recursos de multimídia. E é isso que tem sido feito", diz Larissa. “O projeto para os idosos tem sido uma bênção, segundo relatos deles. Tem tirado alguns deles de quadros que você nem imagina, quadros de tristeza profunda, de solidão”, afirma Larissa. E acrescenta que para ela, como estudante da UFT, este projeto é muito importante, "pois é através dele que estamos desenvolvendo práticas docentes". Ela complementa afirmando que tem aprendido muito com o projeto, e também que encontrou no Gati sua linha de pensamento.

O Gati tem parceria com a Prefeitura Municipal de Tocantinópolis e recebe serviços de diversos profissionais como enfermeiro, nutricionista, pedagogo, educador físico, farmacêutico, entre outros. Com a pandemia muitos destes serviços tiveram a necessidade de serem adaptados e estão sendo realizados de forma remota.

O mestrando Mota é responsável pela parte de Educação Física dos idosos. Ele explica que este foi um dos serviços que teve reformulação. Todos os dias ele manda vídeos para os idos, quando compartilha exercícios que possam ser feitos em casa e, também, vídeos motivacionais relacionados à sua área de conhecimento, Educação Física.

(*) Estudante de Jornalismo em atividade para a disciplina de Estágio Supervisionado I